As roupas brancas são clássicas, versáteis e combinam com tudo. Uma peça dessa cor, por exemplo, compõe diversos visuais, que vão do trabalho ao passeio. Mas, para manter essa funcionalidade, precisa-se evitar que ela fique encardida ou amarelada. É comum, portanto, que pessoas tenham dúvidas sobre como lavar roupa branca.

Para manter as peças-chave do seu guarda-roupas sempre novas, vamos apresentar no texto de hoje algumas dicas para lavar roupas dessa cor sem danificá-las. Confira!

1. Separe as roupas brancas

A primeira dica se trata de uma regra básica: é preciso separar todas as peças brancas e lavar sem misturar com as coloridas.

Isso é necessário porque os tecidos com cores podem soltar tinta durante a lavagem e provocar manchas nas peças mais claras. Jamais lave tudo junto.

2. Leia a etiqueta

Ignorar as instruções escritas na etiqueta é um erro comum. Há quem ache chato ou acabe esquecendo de prestar atenção nisso, mas, para lavar o tecido corretamente e não estragá-lo, é fundamental observar as informações contidas nesse local.

A etiqueta vai informar que tipo de material compõe a roupa, para que você possa higienizá-lo sem estragar a fibra. Além disso, indicará quais procedimentos podem ou não serem feitos. Por exemplo: se a roupa deve ser colocada na máquina de lavar.

3. Tente remover as manchas antes

Caso alguma sujeira tenha caído na peça de roupa e causado uma mancha, tente removê-la antes do processo comum de lavagem. Isso faz parte da pré-lavagem, etapa importante que abrange as outras duas dicas acima. Há produtos específicos indicados para cada tipo de mancha, como água boricada, vinagre branco, bicarbonato, detergente etc.

Não existe uma fórmula unânime e milagrosa, é necessário que você pesquise o produto ideal para cada tipo de substância. Ao comprar os itens próprios para tirar manchas, que são vendidos no mercado, lembre-se de ler o rótulo com atenção (essa dica deve ser estendida para outros itens).

4. Cuidado ao utilizar produtos a base de cloro

Usar alvejantes à base de cloro é tentador, pois geralmente eles retiram as manchas. Mas cuidado: esse produto pode gerar consequências ruins.

O cloro oferece o risco de deixar o tecido branco amarelado, com um aspecto encardido, e até corroer as fibras. Para não estragar suas roupas, evite ao máximo esse produto químico, ou consulte um especialista no assunto.

5. Prefira sabão neutro

O uso de sabão neutro é essencial para uma lavagem eficiente da roupa branca sem causar danos nas fibras. Quanto mais substâncias químicas, corantes e aromas artificiais a composição do sabão tiver, maior a chance de prejudicar o tecido.

Além disso, em casos de roupas delicadas que precisam ser lavadas à mão, a pele dessa região do corpo também é menos agredida se exposta a um sabão neutro.

6. Reduza o processo de centrifugação da máquina

Não permita que a roupa seja centrifugada demais! Esse método pode quebrar as fibras do tecido, principalmente materiais delicados como a viscose e a seda. As consequências desse rompimento são marcas irreversíveis na peça, que ficará sempre com um aspecto amassado. A passagem a ferro da peça também fica dificultada.

Se for extremamente necessário centrifugar a roupa para agilizar o processo de secagem, utilize saquinhos protetores, próprios para usar na máquina de lavar. Também programe o eletrodoméstico na função “roupas delicadas”.

7. Saiba lavar roupa mista

Agora você já sabe como lavar roupas brancas, mas e nos casos em que a peça mistura tecido branco e colorido? Como deve ser lavada? Nesta situação, é sempre bom testar a solidez da cor. Isto é, verificar se o tecido colorido não solta tinta que manche a parte branca.

Primeiro, escolha um local discreto da roupa para testar. Em seguida, pegue uma bucha de algodão e embeba com sabão neutro. Passe na parte colorida: se a cor manchar o algodão, é porque tende a migrar para a área branca. Caso haja possibilidade de mancha, leve esta vestimenta para higienização em uma lavanderia com produtos especializados.

São muitos os detalhes para lembrar, não é mesmo? Se você estiver sem tempo para todos estes cuidados, entregue suas roupas para a Softsec. Nós cuidaremos delas!

E então, ainda resta alguma dúvida sobre como lavar roupa branca? Comente aqui embaixo!