Muito da conservação das roupas está diretamente relacionado à forma como elas são guardadas. Afinal de contas, de nada adianta lavar a peça de acordo com as instruções para depois armazená-la em locais que favorecem o processo de desbotamento ou mesmo rasgos na roupa.

Então, quais são os cuidados com roupas que podem evitar esses problemas? Abaixo, listamos dicas para cada tipo de vestimenta. Acompanhe este post e saiba como ter as suas peças por muito tempo!

Como armazenar ternos

Ao contrário de outras peças, ternos não precisam ser lavados constantemente. Assim, após o uso, deixe-os arejar por um tempo fora do armário. Outra dica também é usar o vapor do banheiro durante o banho para fazer com que odores se dissipem. Contudo, quando a lavagem é necessária, lembre-se de levar a peça a uma lavanderia, uma vez que os ternos devem ser lavados a seco.

Feito isso, é hora de guardar a peça. Aqui vão algumas dicas essenciais:

  • armazene o terno no guarda-roupa;
  • conte com um cabide especial para ternos;
  • faça uso de uma capa protetora para ternos, que são vendidas especificamente para esse fim.

Como conservar vestidos de festa

Lindos e pomposos, os vestidos de festa não foram feitos para serem usados em uma única vez, não é? E, como o uso é esporádico, a forma com que são armazenados é determinante para saber se a peça terá vida longa ou não.

Sendo assim, siga as nossas dicas para guardar os seus e usá-los novamente em ocasiões futuras:

  • vale mencionar que vestidos de festa, assim como ternos, devem ser lavados em lavanderias especializadas;
  • depois, é necessário tirar o vestido da embalagem da lavanderia, caso seja plástica. O plástico só é útil para transportar a peça, e não para armazená-la por muito tempo;
  • envolva a peça em um papel de seda;
  • guarde-a dentro de uma caixa de papel.

Se, por acaso, só houver espaço para a peça pendurada, compre uma embalagem de TNT e use um cabide que respeite a forma do vestido.

Como guardar cobertores e roupas de cama

Nada pior do que a chegada do inverno e, com a retirada daquele cobertor do armário, o início das alergias e dos espirros também. Mas, para isso, também há uma solução! Saiba mais:

  • antes de tudo, é preciso higienizar o armário em que as peças serão guardadas;
  • depois, é preciso lavar os cobertores, edredons e roupas de cama que serão armazenados;
  • dobre as peças corretamente e encontre uma forma de otimizar o seu espaço de acordo com isso — uma boa dica é dobrá-las seguindo o mesmo padrão;
  • guarde os cobertores e edredons em sacos de TNT. Sacos plásticos não deixam as peças respirarem e podem acumular fungos e ácaros;
  • tire um dia no mês para colocar as peças ao sol. Assim, sempre estarão prontas para o uso.

Como cuidar de roupas íntimas

As roupas íntimas merecem cuidado especial, e isso começa na lavagem. Para começar, não lave-as juntamente com outras peças, e prefira sabões de ph neutro. Além disso, o enxague é importantíssimo, já que resíduos deixados nas peças podem afetar a saúde de quem a usa. Por fim, roupas íntimas sempre devem ser estendidas em locais arejados e afastados de poeira.

Mas como organizá-las? Confira:

  • a primeira dica tem a ver com a quantidade. Não acumule roupas íntimas muito antigas, manchadas etc. Se for o seu caso, talvez seja hora de uma limpa na gaveta;
  • sutiãs com bojo não devem ter a parte mais dura dobrada, pois isso pode deformar a peça. Por isso, prefira deixá-los enfileirados;
  • conte com organizadores/caixas para guardar as calcinhas.

Viu só? Com essas dicas, você poderá ter roupas mais bem cuidadas por mais tempo! E, além de tudo isso, previna-se também de traças e coloque em seus armários saquinhos de tecido com cravo-da-índia, lavanda, casca de laranja etc. para mantê-las afastadas.

E, se gostou das dicas sobre cuidados com roupas, que tal seguir a nossa página no Facebook? Lá você ficará por dentro de mais informações assim!