A lavagem a seco garante a durabilidade das roupas, preservando as cores e mantendo a integridade dos tecidos, mas você sabe como ocorre esse processo?

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então continue com a leitura. Neste post explicaremos como é feita a lavagem a seco, quais as suas vantagens e para quais tipos de roupas esse método é preferível. Confira!

Afinal, o que é lavagem a seco?

Apesar do nome, o método não é tão seco assim. Em vez de utilizar água, a lavagem a seco usa produtos químicos líquidos especialmente desenvolvidos para que removam a sujeira e mantenham as características originais do material. Ou seja, a roupa não perderá a cor, não ficará deformada nem encolherá.

Por esse motivo, é indicada principalmente para tecidos delicados como seda, linho, roupas de lã (que poderiam encolher com a lavagem convencional), peças de alfaiataria, camisas, dentre outras.

Como surgiu a lavagem a seco?

O método de lavagem a seco já era utilizado pelos romanos antigos para a limpeza de suas togas de lã. Para isso, utilizavam a amônia. Mais tarde, outros produtos foram usados para esse fim. Com o passar do tempo, foram feitas pesquisas para desenvolver alternativas mais seguras e eficientes para o processo.

Assim, em meados de 1930 passou-se a utilizar o percloro na maioria das lavanderias a seco. Além desse tipo de solvente químico, o hidrocarboneto também é usado — a escolha depende do tipo de máquina. Esses produtos são mais seguros, já que não são inflamáveis.

De que maneira é feita a lavagem a seco?

Normalmente, o processo completo demora cerca de 1 hora. Primeiramente, a roupa é examinada para identificar o tecido e buscar manchas mais difíceis de serem removidas.

Em seguida, em uma máquina própria para esse fim, a peça é mergulhada em solvente, onde é lavada e centrifugada. Ainda dentro da máquina, um sistema de ar aquecido em temperatura adequada é acionado e como o produto evapora rapidamente, a roupa já sai seca, não precisando passar pelo processo de secagem.

Quais as vantagens da lavagem a seco?

Uma das grandes vantagens de optar pela lavagem a seco é que o método mantém as fibras dos tecidos íntegras e preserva as cores, conservando a qualidade e aumentando a vida útil das roupas.

Como o processo é bastante rápido se comparado à lavagem com água, a praticidade apresenta-se como um excelente benefício. Isso possibilita que você leve suas roupas à lavanderia e, no mesmo dia, possa buscá-las devidamente limpas e secas — perfeitamente prontas para o uso.

Outro ponto importante é que a lavagem a seco é extremamente eficaz na remoção de manchas difíceis, como as de gordura, vinho, café, frutas e molhos. Isso ocorre mesmo com os tecidos finos e delicados, que podem ser higienizados por esse processo sem que sejam danificados.

Quais peças de roupa devem ser lavadas a seco?

Quem informa sobre qual é o método mais adequado de lavar a peça de roupa é o próprio fabricante, por meio da etiqueta. Afinal, ele é o maior conhecedor do tecido, visto que o confeccionou.

Identifique as recomendações de lavagem a seco na etiqueta

Os símbolos presentes nas etiquetas das roupas nem sempre são de fácil compreensão. Para identificar se a lavagem a seco é recomendada, observe se há algum símbolo com círculo. Caso haja, fique atento aos seguintes detalhes:

: a lavagem a seco pode ser realizada com todos os tipos de solventes para esse fim;

: somente o solvente hidrocarboneto pode ser usado;

: a limpeza deve ser feita apenas com percloretileno;

: nesse caso, a lavagem a seco não é recomendada.

Caso ainda haja dúvidas ou você tenha retirado a etiqueta, um bom profissional da lavanderia poderá lhe esclarecer sobre isso.

Assim, recomenda-se esse tipo de lavagem para peças como: roupas de lã, seda, linho, casacos, jaquetas, vestidos de festa, peças pesadas de inverno, calças sociais, ternos, dentre outras. Cobertas, roupas de cama, cortinas e tapetes também podem ser lavados a seco.

A lavagem a seco pode ser feita em casa?

Apesar de no mercado existirem kits para lavagem a seco em casa, isso não é recomendado. Esses produtos não penetram completamente nas fibras. Ou seja, não limpam direito e podem estragar sua roupa.

As lavanderias utilizam produtos realmente eficazes, contam com profissionais treinados para identificar os tecidos e manuseá-los da forma correta. Além disso, o maquinário é específico para a lavagem a seco: tem a quantidade de rotações por minuto necessária para a lavagem e centrifugação, assim como a temperatura correta do ar quente que as máquinas de uso doméstico não têm.

Portanto, a lavagem a seco deve ser feita em uma lavanderia especializada. Somente assim será possível garantir a qualidade da limpeza. Esse cuidado é essencial para que suas roupas pareçam novinhas mesmo após tantas lavagens. Afinal, ninguém deseja correr o risco de perder uma peça importante do guarda-roupas, concorda?

Para isso, entre em contato com a Softsec! Temos grande experiência e profissionais bem capacitados para cuidar das suas roupas!