Os conceitos de lavagem e higienização não são sinônimos e se referem a diferentes processos. Saber as características de cada um é especialmente importante para garantir a beleza e a durabilidade das peças. Além disso, trazem benefícios que se complementam e promovem a saúde e o bem-estar da família.

Você sabe a diferença entre lavagem e higienização?

Ao contrário do que muitos pensam, lavar e higienizar são ações diferentes. A primeira se refere à remoção de manchas e do excesso de sujeira. A segunda elimina poeira, ácaros, peles mortas e  bactérias, normalmente a seco. É importante salientar que, para que seja bem-sucedida, a etapa de higienização costuma ser precedida de uma boa lavagem.

Habitualmente, peças de vestuário, calçados e roupas de cama são somente lavados. Ao passo que elementos como estofados, colchões e travesseiros pedem a desinfecção de tempos em tempos para que não acumulem micro-organismos. Veja como funciona cada um dos processos!

Lavagem

Feita com água e algum produto de limpeza, como sabão em pó, em barra ou detergentes. Para remover a sujeira de forma eficiente, pode ser necessário manter o tecido de molho para que as partículas se desprendam mais facilmente durante as etapas de ensaboamento e enxágue. Também existe a lavagem a seco para peças que precisam de tratamento especial.

Higienização

Normalmente, são utilizados extratores de alta pressão com fungicidas, bactericidas e acaricidas. A higienização pode ser de nível baixo, médio e alto. No primeiro, são aniquilados micro-organismos que vivem na superfície do tecido. No segundo, também são removidos esporos bacterianos. No último, a maioria dos agentes contaminantes é eliminada — para isso, é preciso contar com lavanderias especializadas.

Como cada uma traz diferentes benefícios?

Não é segredo para ninguém que a limpeza — incluindo todos os seus processos — é uma grande aliada do bem-estar e da manutenção da saúde. Confira os benefícios de cada uma:

  • lavagem: mantém as fibras limpas, remove manchas e elimina odores, favorecendo a durabilidade da peça e a boa aparência;
  • higienização: descontamina o tecido, auxiliando no controle e na prevenção de doenças, principalmente do trato respiratório.

Quando optar pela lavagem ou pela higienização?

A lavagem deve fazer parte da sua rotina de limpeza. As peças de couro, que exigem o procedimento a seco, podem ser limpas semestralmente. Já os calçados devem ser lavados sempre que apresentarem sinais de sujeira — evite o acúmulo!

Para optar pela higienização, contudo, é preciso avaliar as condições da casa: se for bem arejada e sem excesso de umidade, por exemplo, pode ter estofados, colchões e carpetes higienizados anualmente. Por outro lado, se há presença de animais ou se algum morador tem alergias ou problemas crônicos de saúde, o ideal é diminuir o espaçamento para 6 meses.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre lavagem e higienização, lembre-se de incorporar esses hábitos em seu cotidiano para promover a saúde na sua casa. Optar por uma boa lavanderia que ofereça vários serviços, de forma que suas necessidades sejam atendidas, também é uma boa dica!

Para aprender um pouco mais sobre como fazer a limpeza correta de tecidos, veja nosso guia com os símbolos de lavagem de roupas e seus significados!