Os médicos recomendam que uma noite de sono tenha, no mínimo, oito horas de duração. Ou seja: um terço do seu dia! E, para esse período ser confortável e relaxante, não basta apenas escolher um bom colchão ou uma cortina que diminua a luminosidade do quarto: os lençóis e fronhas também devem ser escolhidos com cuidado.

Mas e você? Sabe algo sobre tecido para roupa de cama? Se a resposta for negativa, não se preocupe. Acompanhe este post e confira nossas dicas para selecionar as peças ideais!

Quais os principais tipos de tecidos para roupa de cama?

Pode ser que você já tenha entrado em uma loja de cama, mesa e banho e se confundido com tantas opções. Não se preocupe! Abaixo, explicaremos sobre cada tipo de tecido para roupa de cama:

Lençol percal

Trata-se dos lençóis que têm a partir de 180 fios. Esses fios, por sua vez, podem ser 100% algodão ou mistos, isto é metade algodão e metade poliéster. Nos casos dos lençóis mistos, há uma queda de preço e a peça não amassa muito, mas com o tempo podem surgir bolinhas no tecido.

Lençol 100% algodão

São lençóis muito macios, pois têm fios penteados. E o que é isso? Explicamos: trata-se de um processo em que as fibras mais curtas são eliminadas. Por isso, o tecido apresenta mais maciez e resistência — o que previne a peça contra o surgimento de bolinhas, por exemplo.

Outra vantagem desse lençol tem a ver com sua capacidade natural de regulagem térmica. Isso porque o algodão preserva o calor do corpo em temperaturas baixas e não deixa que fique muito quente em temperaturas mais altas.

Lençol de malha

Também é composto por uma malha 100% algodão, entretanto, é mais barato porque a trama dos fios (ou seja, o espaçamento entre eles) é mais curta, diferentemente do lençol 100% algodão.

Contudo, é um lençol macio e o seu principal benefício é o fato de que não amassa muito durante a lavagem. Além disso, também é antialérgico e não propicia a formação de bolinhas.

Lençol de algodão egípcio

Como o nome já diz, é um lençol criado a partir de algodões cultivados no Egito, local em que o clima favorece o cultivo. Suas fibras são longas, o que torna o produto ainda mais macio, resistente e, consequentemente, mais caro que os demais modelos.

Lençol de seda

Apesar de ser um tecido natural, a seda retém calor e, por isso, seu uso é indicado para dias mais frios. Além do mais, pode ser usado na decoração, por apresentar visual sofisticado.

Lençol de cetim

O tecido, que é feito a partir da seda, apresenta tramas mais fechadas, tornando seu preço mais baixo. Ainda assim, o produto tem maciez e suavidade.

Lençol de linho

Também retém calor e, por ser engomado, não é tão macio no início do uso. Com o tempo de utilização, as gomas saem aos poucos e o lençol fica mais macio.

Qual a relação entre a quantidade de fios e qualidade do tecido?

Como explicado acima, as tramas têm papel essencial na maciez dos fios. Juntamente a elas, está a quantidade de fios por polegadas do produto. Essas características definem o quão suave será o toque do lençol, bem como a sua durabilidade.

Assim, o indicado é que os lençóis tenham, no mínimo, 200 fios por polegada para que não rasguem facilmente e sejam suficientemente macios. A partir desse número, quanto mais fios, mais suaves os tecidos serão.

Viu só? Com essas informações você não terá dúvidas sobre como selecionar o tecido para roupa de cama ideal para suas necessidades. E se você tem um tecido preferido, conte para a gente nos comentários! Quem sabe você também não ajuda alguém nessa escolha?