Como conservar ternos

Como conservar ternos? Conheça 5 dicas infalíveis!

Os ternos são roupas extremamente delicadas, tão difíceis de cuidar quanto os vestidos de gala. Seu alto preço, aliás, faz com que as pessoas se preocupem ainda mais em mantê-los bem cuidados. O problema é que muitos não sabem bem como conservar ternos, ou tentam fazê-lo da maneira errada.

Até por ser caro, esse é um tipo de roupa que, geralmente, não é usado com frequência — a não ser que você use no trabalho. Por isso, ele pede um cuidado especial, mesmo na hora de ser guardado.

Pensando nisso, neste texto mostraremos a você, que deseja aumentar a vida útil dos seus ternos, a melhor for de conservá-los. Continue lendo e confira as nossas dicas de ouro!

Dicas de como conservar ternos

1. Não use um terno por mais de dois dias

Bom, você não precisa lavar o seu terno com tanta frequência, mas isso não significa esperar a peça ficar malcheirosa para higienizá-la. O odor de suor fica impregnado no tecido, por isso, o ideal é que você use o terno, no máximo, dois dias antes de lavá-lo.

Para que a sujeira e o odor não fiquem grudados na peça, pendure-a em um lugar arejado e seco durante algumas horas antes de guardá-lo em seu guarda-roupas. Assim, a umidade e o mal cheiro podem se dissipar.

O ideal, geralmente, é lavar o terno depois de usá-lo duas vezes. Agora, perceba que a nossa dica é que o terno pode ser usado por duas vezes antes de lavar, e não por dois dias seguidos. Então, lembre-se de intercalar o uso dos seus ternos para que eles possam passar pelo processo que nós acabamos de citar.

2. Tenha cuidado ao passar o ferro

Caso você queira se arriscar a passar o terno em casa, mais uma vez: tenha muito cuidado. A melhor opção é usar o steamer, que deixa o serviço mais fácil. Se você não tiver um steamer, use o ferro de passar com cautela — uma temperatura muito elevada pode danificar o tecido. Lembre-se também de sempre passar as peças do terno do lado contrário, para evitar dar ao tecido um brilho indesejado.

Mas, o mais seguro, ainda assim, é contar com uma lavanderia. A maioria delas já oferece um serviço completo, ou seja, o terno é entregue já lavado e passado. Como percebemos, passar o terno com ferro doméstico pode estragar o tecido, deixando marcas brilhosas. Já as máquinas de passar da lavanderia posicionam as peças de maneira que o ferro não encoste na peça, fazendo com que somente o vapor do ferro passe a roupa.

3. Tire a sujeira superficial antes de levar o terno para a lavanderia

O terno não precisa ser levado à lavanderia frequentemente, mas você também não deve deixar a sujeira se acumular. Então, o que fazer? A resposta é muito simples: você não precisa fazer uma lavagem pesada para limpar a sujeira superficial.

Enquanto a peça não é lavada, é recomendável que você passe uma escova delicadamente nas partes que estão empoeiradas ou que têm alguma sujeira seca.

4. Tenha todo o cuidado ao guardar o seu terno

O terno não pode, de forma alguma, ser dobrado e colocado em uma gaveta, principalmente se você o usa pouquíssimas vezes. O melhor a se fazer é pendurá-lo em um cabide de madeira. Inclusive, deixá-lo pendurado faz com que o trabalho de passadoria não seja perdido. Só não se esqueça de observar se esse cabide não está marcando os ombros do paletó.

Existem hoje cabides que imitam o formato dos ombros humanos — estes são os melhores! Quanto à calça do terno, ela deve ser pendurada em um daqueles cabides com pregadores, porque dobrá-la ao meio e pendurá-la pode deixar marcas no meio das pernas. Além disso, não guarde o terno embrulhado na capa plástica que vem da lavanderia. O ideal é usar uma capa de TNT, pois esse tecido permitirá que a roupa respire e não vai acumular umidade, evitando que ela embolore.

5. Não lave o seu terno em casa

Você pode até querer tentar lavar os seus ternos em casa, mas, depois que perceber o quão isso é arriscado, temos certeza de que você mudará de ideia.

As máquinas domésticas utilizam a água em todo o processo de lavagem, mas os blazers e as calças sociais devem ser lavados a seco ou no processo Wet Cleaning, para evitar o encolhimento das peças, o desgaste e o enrugamento das fibras dos tecidos. Além disso, a centrifugação realizada pela máquina doméstica deixa o terno ainda mais amassado — ou seja, você ainda terá mais trabalho na hora de passá-lo.

As lavanderias saberão cuidar dessa peça tão especial como ninguém. Nelas, a lavagem é feita com processos a seco ou Wet Cleaning e com o uso de produtos específicos durante a lavagem. A Softsec, particularmente, utiliza o Soft Revit — praticamente o elixir da juventude dos ternos. Ele revitaliza a peça, realça as cores e melhora o caimento!

Enfim, como dissemos no início deste texto, o terno é uma peça cara e delicadíssima, que requer um cuidado muito especial. Justamente por isso, recomendamos na maioria dos tópicos acima que você contrate os serviços de uma lavanderia. Essa é a melhor forma de conservá-lo.

Agora que você sabe como conservar ternos, basta colocar as nossas dicas em prática. Temos certeza de que, assim, o seu terno durará muito mais e continuará com aparência de novo.

E aí, gostou do nosso post? Acha esse tipo de conteúdo interesse e útil? Então, nós convidamos você, leitor, a assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui!

Compartilhe: