Uma das questões da casa que mais gera dúvidas é como lavar roupas delicadas. Não à toa. Roupas são importantes para nos apresentarmos da forma que somos, nos identificando em meio a sociedade e nos fazendo sentir mais confortáveis.

Essa preocupação é válida, pois uma das principais causas da diminuição da vida útil das peças é a lavagem incorreta. Sendo assim, para ter consigo por mais tempo aquelas roupas preferidas, que vestem você perfeitamente, é necessário que elas sejam lavadas de maneira adequada.

Dessa forma, para auxilar você, falaremos neste post sobre como são classificadas as roupas delicadas e o que as diferencia das demais. Além de dicas de lavagem e as vantagens de contratar uma empresa especializada.

Descubra o que são roupas delicadas

São as roupas feitas de materiais mais finos e leves, como a seda e a microfibra. Estes materiais, devido às suas particularidades, como textura e cor, são considerados mais nobres em relação aos outros, como poliéster e o algodão.

É necessário atenção redobrada, tanto na armazenagem, tomando cuidado com a manutenção do guarda-roupa e closet, como na hora da lavagem. Por serem fios mais caros que os demais, o cuidado, além de preservar a peça, ajuda o seu bolso.

Entram na lista: ternos, camisas sociais, vestidos de festa, produtos de lã, linho, bordados, com renda ou aplicações.

A água, em alguns casos, pode ser um inimigo dessas peças. Portanto, lembre-se que há outros métodos, como a lavagem a seco, que utiliza produtos que substituem o uso da água.

Saiba como lavar roupas delicadas

Agora que você já sabe sobre como são classificadas as roupas delicadas, daremos algumas dicas de como você deve proceder no processo de lavagem delas.

Conheça o material e as recomendações do fabricante

As roupas costumam vir com uma série de recomendações e instruções de lavagens em suas etiquetas. Você deve analisá-las antes de fazer a limpeza. Lembre-se que ninguém conhece o material tão bem quanto o fabricante, logo ele sabe qual o processo mais recomendado para aquela peça.

Caso ainda restem dúvidas, é sempre válido conferir e checar informações no site da empresa, em suas redes sociais, ou mesmo visitando o local.

Evite utilizar secadoras

O processo de secagem também costuma ser encontrado nas etiquetas. Ou se preferir, contate diretamente o fabricante. Entretanto, algumas dicas gerais podem ser utilizadas para preservar sua vestimenta.

A principal delas é evitar a utilização da secagem mecânica, ou como é mais conhecido popularmente, o uso de secadoras. Embora elas apresentem um desempenho rápido e eficaz, especialmente para aqueles que moram em apartamentos ou locais que não têm espaços para estender roupas, o processo de secagem em máquinas secadoras pode danificar as peças, especialmente as mais delicadas.

Dessa forma, vale a pena deixá-la só para roupas comuns, lençóis e outros materiais. Deve-se evitar estender a roupa delicada em sol pleno, para que suas cores fiquem preservadas. É recomendado secar em local sombreado e ventilado, para manter as características da roupa e prolongar sua vida útil.

Separe as peças de roupa

Uma velha dica, mas muito eficiente, é a de separar as roupas de acordo com as cores. Isso evita certos inconvenientes, como manchas, especialmente em roupas brancas.

Além da cor, você pode fazer a divisão de acordo com as características. Por exemplo, não se deve misturar tecidos grossos (que necessitam de bastante força no processo) com aqueles que necessitam de mais delicadeza.

Pesquise sobre as opções de lavagens de cada máquina

Além de produtos de limpeza, como o sabão e amaciantes, é importante prestar atenção no método utilizado. Roupas delicadas exigem um cuidado especial dando ênfase no jeito e não na força com que é feito.

As máquinas de lavar modernas contam com diversas opções de lavagem para cada tipo de roupa. Escolha os ciclos “delicado” ou “lã”. Entretanto, a lavagem na máquina não é a mais adequada, sendo preferível a lavagem manual.

Dê preferência a lavagem manual

As máquinas de lavar, por mais que ofereçam modos de lavagem “delicados”, não fazem um trabalho tão cuidadoso quanto as próprias mãos. A centrífuga, por exemplo, é capaz de danificar as peças de roupas, quebrando as fibras do tecido.

Sendo assim, a lavagem manual é mais delicado do que utilizar as máquinas, além de possibilitar uma limpeza personalizada, pois a atenção está totalmente voltada para a peça. É indicado diluir sabão líquido na água, antes de mergulhar as roupas no recipiente, em seguida, fazer a lavagem e enxaguar retirando todo o sabão. Se preferir, use um amaciante para prolongar o perfume.

Por último, resista à tentação de torcer a roupa. Essa prática, muito comum na lavagem manual, é prejudicial e pode deixá-la amassada, dificultando na hora de passar. Evite tentar secá-la rapidamente e não as torça. Lembre-se, a pressa costuma ser inimiga da perfeição.

Saiba a importância de contratar um serviço de lavanderia especializada

Embora algumas pessoas argumentem que lavanderias representam apenas um custo, essa afirmação não é verdadeira. Na verdade, a contratação do serviço de uma lavanderia é uma ótima alternativa, desde que ela possua uma boa reputação e experiência no mercado.

Isso se deve ao fato das lavanderias serem empresas especializadas na lavagem de roupas, realizando o processo de forma rápida, profissional e adequada.

Veja quais são os procedimentos diferenciados da Softsec na lavagem de roupas

A Softsec é uma lavanderia com experiência no mercado, que presta serviços especializados de lavagem de forma rápida e simples e, oferece cuidados necessários com roupas delicadas. Confira alguns de nossos diferenciais:

Soft Revit

Processo utilizado para revitalizar as peças de roupas, realçando as cores, melhorando o caimento e prologando o efeito da passadoria, gerando um efeito de recém-passado.
É ideal para calças, camisas, casacos, polos, saias, ternos e vestidos.

Soft Protect

Procedimento usado para impermeabilizar tecidos, evitando manchas causadas pela chuva e umidade. O processo cria uma camada protetora invisível e impermeável. É recomendado para almofadas, capas de sofá, casacos e toalhas de mesa.

Soft Amidon

Garante a elegância da peça, atuando na configuração das características das fibras, revigorando tecidos e dando a ele um aspecto de novo. Perfeito para camisas, cortinas e toalhas de mesa.

Por fim, ressaltamos que lavar roupas delicadas é um processo minucioso que deve ser feito com bastante cautela, seguindo recomendações de profissionais e indicações dos fabricantes. Devido ao risco de perder uma peça importante do seu guarda-roupa, considere contar com profissionais especializados para esse tipo de serviço.

Gostou do post? Que tal entrar em contato com a nossa empresa? Temos experiência no mercado e profissionais capacitados para auxiliar você. Cuidamos das suas roupas para que você cuide do que realmente importa. Estamos esperando você.