Cada vez que o inverno chega, traz consigo alguns prós e contras. Comidas saborosas, dias aconchegantes e roupas mais elegantes são algumas das vantagens.

Por outro lado, a estação mais fria do ano também pode evidenciar um grande problema: a alta umidade e mudanças de temperatura fazem surgir bactérias e mofo nas roupas.

Quer saber como guardar roupas de inverno e evitar esse problema? Acompanhe este post!

1. Lave as peças antes de guardar

A primeira dica é sempre lavar as roupas de inverno antes de guardá-las novamente. Afinal de contas, assim você evita que uma pequena sujeirinha vire uma grande mancha amarelada, por exemplo. E, caso não haja essa necessidade de lavá-la, o ideal é deixar a peça arejando por um tempo.

Nesse sentido, é importante ressaltar que cada tipo de tecido deve ser tratado de uma forma específica. Peças de couro e corino, por exemplo, devem ser colocadas para arejar a cada 30 dias (e essa indicação vale mesmo se não for utilizar a peça) e também devem ser hidratadas com produtos específicos para essa finalidade. Caso não saiba como fazer isso, conte com o serviço de uma lavanderia especializada.

2. Atente a quais roupas podem ser penduradas no cabide

As roupas de couro não devem ser dobradas e, sim, colocadas em cabides. As roupas de lã, por outro lado, devem ser guardadas dobradas dentro de sacos de TNT, e nunca em cabides, que podem deformar as peças.

Assim como a lã, casacos e malhas pesados não devem ser pendurados em cabides, pois o peso pode marcar ou deformar a peça. Prefira sempre dobrá-los. Atente, ainda, às orientações contidas na etiqueta de cada roupa.

3. Não use sacos plásticos

Por não permitirem a respiração das peças, os sacos plásticos podem gerar umidade e criar a condição ideal para que microrganismos se proliferem, além de acumularem poeira.

Por isso, prefira usar sacos de TNT para armazenar as roupas, pois eles contam com microporos que deixam a roupa arejada e ainda conservam por algum tempo o cheirinho que elas tinham quando foram guardadas.

4. Prefira embalagens com fechamento a vácuo

Com a embalagem a vácuo, você elimina o oxigênio e também a possibilidade de proliferação de fungos e bactérias. E, para melhorar, ainda aumenta consideravelmente o espaço livre no guarda-roupa, já que todas as peças ocuparão uma área menor. Além disso, a embalagem também pode guardar edredons e cobertores, e assim mantê-los prontos para uso quando o próximo inverno chegar.

5. Saiba aproveitar os espaços do armário

É importante lembrar que, como vivemos em um país tropical, é normal que as roupas de frio permaneçam guardadas a maior parte do ano. Por isso, nada melhor do que otimizar o espaço do seu guarda-roupa e armazenar peças sazonais em locais alternativos, deixando os espaços mais práticos para peças do dia a dia.

Assim, uma dica é colocar as roupas — uma vez embaladas corretamente — dentro de malas ou mesmo em caixas. Não se esqueça, também, de higienizar o próprio local, certo? Para isso, conte com sacos de TNT ou algodão também para a mala.

Viu só? Agora você já sabe como guardar roupas de inverno. E, seguindo todas essas dicas, evitará problemas com alergias e espirros consecutivos.

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, aquele amigo que sofre com esse problema nesta época do ano também saberá como evitá-lo!