Encontrar furinhos ou buracos nas roupas é sempre uma surpresa desagradável, não é? Mas como acabar com traças para não passar por esse tipo de problema?

Esses insetos são atraídos por principalmente seda, algodão e lã — basicamente, tudo o que contenha queratina. Por isso, colocar alguns produtos no guarda-roupa que servem como repelentes naturais já ajuda bastante.

Assim, mesmo que sejam atraídas pelo cheiro do material orgânico, dificilmente as traças arriscarão invadir o seu armário. Veja algumas opções!

Capim-limão

O capim-limão, também conhecido como capim-cidreira ou erva-cidreira, é fácil de encontrar e muito útil no combate às traças. Faça um chá concentrado e, com auxílio de um pano, esfregue o líquido por todas as prateleiras, gavetas e portas do guarda-roupas. Outra dica é colocar folhas secas em saquinhos e espalhar pelo armário.

Lavanda

O aroma da lavanda também repele os indesejáveis insetos. Então, invista em um óleo essencial e passe no guarda-roupas, a exemplo da técnica do capim-limão. Para resultados mais satisfatórios, pingue algumas gotas do produto em um borrifador com água para espirrar nas roupas antes de guardá-las no armário.

Folhas de louro

Folhas de louro são muito saborosas como tempero, concorda? Ainda por cima, são eficientes repelentes de traças! Basta espalhar folhinhas pelo guarda-roupas — cerca de 3 por gaveta ou prateleira. O lado ruim é que, depois de secas, não exalam muito aroma. Por isso, é preciso trocá-las com frequência.

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia repele mosquitos, formigas e, o melhor, traças! Faça sachês com a especiaria e espalhe pelos armários. Essa dica é especialmente valiosa pois, além de não deixarem as roupas com cheiro forte, o odor dos cravos vai ficando cada vez mais concentrado. Assim, os sachês duram bastante.

Pedras de cânfora

Por fim, a cânfora é extremamente eficiente no combate às traças, mas com uma desvantagem: contaminam os tecidos com o cheiro. Assim, essa é uma opção para casos mais graves. No mercado, você encontra saquinhos com pedras, que podem ser armazenadas em sachês para não se espalharem pelo guarda-roupas.

Dica-extra: roupas de inverno

As traças botam ovos, e a melhor forma de se livrar deles é lavar as peças regularmente. Mas, e as roupas de frio, que normalmente ficam guardadas por muito tempo? Basta armazená-las em sacos a vácuo, de forma a evitar a entrada de ar e, portanto, impedir a reprodução dos insetos. A dica vale para casacos, paletós, suéteres etc.

Por último, não utilize naftalina! O costume de colocar a substância em gavetas e prateleiras é antigo, mas hoje sabemos que a substância é bastante nociva para humanos e animais. Entre os perigos, estão fortes dores de cabeça e aumento do risco de cataratas.

Agora que você já sabe como acabar com as traças, aposte em algum dos repelentes naturais que sugerimos para não encontrar peças com furinhos novamente!

Quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre lavagem e conservação de roupas? Curta nossa página no Facebook! Assim você não perde nenhuma atualização.