É bem provável que você já tenha manchado ou desgastado a camurça de algum dos seus sapatos e, para que isso não aconteça mais, considere as próximas dicas. Com elas, você conseguirá manter a mesma aparência dos seus calçados de quando estavam na loja!

Como limpar sapato de camurça

Use uma escova com cerdas macias

Logo após utilizar o calçado, passe suavemente a escova macia sobre o acabamento, fazendo movimentos seguindo a fibra da camurça.

Jogue pouca água

Caso haja uma mancha persistente, que não saiu com a escova, recomendamos o uso moderado de água. Para isso, você pode utilizar um borrifador ou a escova úmida. Para não causar diferenciação da cor nas partes que foram molhadas, é importante umedecer a peça por inteiro.

Conte com a ajuda de ferramentas improváveis

Caiu um pingo de gordura no seu tênis de camurça? Um pouquinho de fubá pode resolver o problema. Basta aplicar uma camada fina sobre a superfície engordurada e esperar. O efeito é ainda melhor se você deixar a farinha “sugando” a mancha por toda a noite.

Já as manchas na camurça clara podem ser resolvidas com borracha escolar. É isso mesmo! Você pode, literalmente, apagar as marcas no seu sapato. Para garantir um melhor efeito, após esfregar a borracha, passe a escova macia para retirar os resíduos.

Passe vinagre branco

Essa alternativa serve tanto para higienizar a camurça quanto para se livrar dos cheiros desagradáveis. Faça uma misturinha de ⅔ de água e ⅓ de vinagre branco, umedeça um pano de algodão e esfregue pelo sapato, retirando as sujeiras. Assim que a mistura evaporar, a peça fica sem cheiro e sem marcas.

Substitua a escova por esponja de aço

Percebeu que, para manter em dia a limpeza dos seus calçados de camurça, você deve estar munido de uma escova macia? Quando não estiver com esse superinstrumento em mãos, substitua-o pela esponja de aço: o efeito é o mesmo!

O que não pode ser feito ao limpar sapatos de camurça

Se você leu até aqui, pode se considerar um conhecedor das boas práticas na limpeza da camurça, mas você sabe o que não pode ser feito? Veja a lista de práticas que devem ser evitadas durante o processo:

  • exagerar na quantidade de água — já que isso pode manchar o tecido e amassá-lo;
  • utilizar sabão e escova — essa prática pode acabar manchando a camurça e desgastar o material;
  • esfregar com muita força — isso pode estragar o acabamento sofisticado do tecido;
  • molhar apenas uma parte do sapato — causa manchas quase impossíveis de se retirar;
  • usar removedores ou outros produtos químicos fortes — considerando que a camurça é um tecido muito delicado, qualquer produto um pouco mais forte pode acabar provocando manchas no calçado.

Agora você já sabe como limpar sapato de camurça. A limpeza de roupas e calçados não é uma tarefa tão fácil, por isso é válido conferir posts sobre o assunto.

No blog da Softsec há diversos deles! Agora descubra como se livrar das manchas de desodorante nas roupas!