Se acha que este post é destinado apenas para os iniciantes, você está enganado! Há alguns truques que podem ajudar você a lavar roupas da forma correta. No texto de hoje, você encontrará informações relevantes e provavelmente mudará sua forma de lavar as roupas.

Ficou curioso? Então veja quais são os 5 principais erros na lavagem de roupas e como evitá-los!

Principais erros ao lavar roupas

1. Usar muito sabão

Você já deve ter reparado em algumas manchas brancas após as roupas ficarem secas. O que deixa os tecidos manchados de branco (e também um pouco duros) é a quantidade exagerada de sabão. Não sabe ao certo quanto desse produto colocar na máquina? Nós ajudamos:

  • se a roupa estiver muito suja, coloque 1 copo americano (200 ml) + ⅕ de sabão;
  • quando as peças estiverem levemente sujas, apenas  ⅘ do copo americano de sabão basta.

2. Lavar peças delicadas na máquina

Esse é um erro que pode parecer óbvio, mas que é muito corriqueiro. Colocar alguma peça muito delicada na máquina de lavar pode destruí-la e ainda há o risco de estragar o eletrodoméstico, caso alguma pedraria da roupa entre em algum lugar indevido, por exemplo.

Por isso, a dica nesse ponto é prestar bastante atenção no momento de selecionar as roupas a serem higienizadas na lavadora. Peças de cetim, lã, com detalhes bordados ou lingeries, precisam de cuidados especiais através da limpeza a seco ou até mesmo de uma lavagem manual.

3. Abusar do amaciante

Sabemos que o amaciante é o responsável por aquele cheirinho gostoso nas roupas e textura macia, mas é nesse ponto que a dosagem vira a melhor amiga tanto sua quanto das suas roupas. O produto, se usado de forma exagerada, diminui a capacidade da peça de absorver água e danifica as fibras do tecido.

4. Sobrecarregar a máquina de lavar

Esse erro pode estragar a sua lavadora a longo prazo, além de atrapalhar no resultado final da lavagem. Por isso você deve, antes de programar o processo de limpeza das roupas, conferir qual é o peso que a sua máquina de lavar suporta. Confira essa informação no manual de instruções do eletrodoméstico.

5. Não ler as etiquetas

Muito provavelmente você já notou alguns símbolos nas etiquetas. Eles correspondem às instruções de uma lavagem correta e, respeitar tais orientações, garante que a peça lavada não sofra nenhum dano no meio do processo.

Percebeu que respeitar os desenhos nas etiquetas são cruciais para o sucesso da limpeza das suas roupas? Por isso, é importante saber o que eles significam! Neste outro post explicamos para você o que esses símbolos representam.

São muitos macetes para um serviço doméstico tão simples como lavar roupas. Parece que não é tão simples assim, não é mesmo?! Lembre-se que a correção desses pontos garante que as peças fiquem limpas e superconservadas.

Para conferir dicas tão importantes quanto essas e se manter muito informado, curta nossa página no Facebook!