Às vezes, vamos pegar uma roupa para vestir e percebemos que ela está com um cheiro não muito agradável de mofo. Esse é um grande incômodo para muitas pessoas, principalmente em cidades onde há bastante umidade.

No entanto, esse é um problema que pode ser resolvido com truques caseiros. Ficou interessado em saber como deixar o guarda-roupa cheiroso? Continue lendo para conferir!

Mantenha a limpeza do guarda-roupa em dia

Engana-se quem pensa que apenas as roupas precisam ser limpas. O armário também merece cuidados especiais para retirar o cheiro ruim e evitar a proliferação de fungos, como o mofo, um dos piores inimigos do guarda-roupa cheiroso. Para realizar a limpeza, você pode preparar a seguinte receita:

  • 1 colher (sopa) de detergente;
  • ½ xícara de água;
  • ½ xícara de álcool de eucalipto.

Para utilizar a mistura, é só passar uma pequena quantidade em um pano e espalhá-la por todo o armário. Em seguida, passe um pano limpo e seco para retirar os resíduos do produto. Deixe o armário aberto e sem roupas por aproximadamente duas horas para arejar. Só então volte a armazenar as roupas.

A mistura pode ser guardada em um frasco, por cerca de um mês, para ser utilizada sempre que precisar. No entanto, não se esqueça de colocar para lavar aquelas roupas que já estão pegando mofo, para que elas não “contaminem” as demais.

Utilize sachês perfumados

Os sachês perfumados são uma das opções mais tradicionais quando a questão é como deixar o guarda-roupa cheiroso, afinal, são práticos e duráveis. No mercado, existem diversos tipos de sachês com diferentes saquinhos e perfumes.

Para utilizá-los, é só comprar os sachês de sua preferência em lojas especializadas em produtos de limpeza, lojas de departamento ou supermercados e espalhá-los pelo guarda-roupa. Se preferir, você também pode optar por fazer seu próprio sachê perfumado em casa. Você só precisará de:

  • 250 g de sagu
  • 10 ml de essência
  • 5 ml de álcool de cereais
  • 5 ml de fixador de essência
  • tecido
  • fita

Misture os líquidos com o sagu e deixe que ele os absorva. Corte o tecido em círculos, coloque uma colherada de sagu já seco no centro, junte as pontas do tecido e amarre com uma fita.

Use papéis perfumados

Essa é uma solução bastante prática, que pode ser feita com pouco tempo e dinheiro. Para isso, você precisará apenas de papel de embrulhar presente ou kraft do tamanho do fundo de sua gaveta e um aromatizante de óleos essenciais ou seu perfume.

Então, é só espalhar o aromatizante escolhido pelo papel com auxílio de um spray, deixar secar e o colocar no fundo da gaveta. Cada pessoa em casa pode utilizar o próprio perfume para deixar as roupas cheirosas com o aroma que mais gosta. Quando sentir que eles não estão mais tão aromatizados e as roupas estão voltando a ficar com o cheiro de mofo, é só trocá-los por novos.

Invista na água de passar perfumada

A água de passar perfumada é uma boa ideia para evitar o cheiro de mofo nas roupas. Para utilizar a fórmula, é só misturar tudo, borrifar o líquido sobre as roupas e passá-las em seguida. Confira a receita:

  • ½ litro de água
  • 200 ml de álcool de cereais ou de perfume
  • 1 colher (sopa) de amaciante
  • 20 gotas de óleo essencial de sua preferência

Agora você já sabe como deixar o guarda-roupa cheiroso com algumas dicas caseiras fáceis, rápidas e baratas. No entanto, não se esqueça de que, para manter as roupas com um cheiro agradável, é essencial mantê-las bem limpas com lavagens frequentes. Além disso, é importante secar a roupa completamente antes guardá-la.

Gostou das nossas dicas de como deixar o guarda-roupa cheiroso? Já testou algum desses truques? Compartilhe sua opinião conosco, deixando seu comentário no post!