Rotina é uma palavra que assusta. Esqueça o mito de que pessoas livres e bem resolvidas não caem na rotina. A diferença é que estas pessoas enxergam o dia a dia por outros olhos, e isso, consequentemente, diminui os níveis de estresse e ansiedade, além de ampliar a liberdade para investir em atividades que lhe dão prazer.

Já que não há uma receita pronta para organizar a rotina, ao menos, algumas dicas podem te ajudar!

Dicas para uma rotina mais produtiva

Encontre o seu pico de produtividade

Em que momento do dia você se sente mais motivado, com mais energia? Qual é o seu horário nobre? Encontrar esse pico de produtividade é importante para o próximo passo.

Priorize os trabalhos criativos

Molde o seu dia a partir do seu pico de produtividade, encaixando as tarefas mais importantes nesse período.

Nem todas as tarefas são iguais. Responder a e-mails, por exemplo, demanda menos esforço do que preparar uma apresentação para reunião. Por isso, não desperdice sua energia e concentração com as tarefas mais práticas. Se você sabe que produz mais entre 9 h e 11 h, por que vai “perder” esse tempo fazendo aquela tarefa que você sabe de cor e salteado?

Não tenha receio de pedir ajuda

Ter ajuda não é sinônimo de fracasso. Ninguém consegue fazer tudo sozinho. Essa ajuda pode ser uma faxineira, uma lavanderia, uma empresa de refeições congeladas ou um primo que faz um favor. Aprenda a dividir as tarefas, principalmente se você mora sozinho. Ser o “faz tudo”, na verdade, fará com que você corra para lá e para cá, cheio de coisas para fazer e, no fim, não realize nada de forma perfeita.

Esvazie a mente

Ser produtivo não é o mesmo que trabalhar durante horas a fio, sem parar. Todo mundo precisa de uma pausa! Quando se sentir sobrecarregado, pare, respire e dê uma volta. Outra dica é anotar em um papel tudo aquilo que o está incomodando.

Você também pode esvaziar a mente fora do ambiente de trabalho, ao praticar uma atividade física, meditar, ler um livro, ver uma série ou conversar com os vizinhos. Não importa! Faça algo, todos os dias, que te dê força e prazer.

Ações simples são o suficiente para organizar a sua rotina. Pare agora mesmo para analisar, com cuidado, o seu dia a dia e, então, faça testes até encontrar o método que funciona para você. A rotina, por mais agitada que seja, deve ser leve.!

Se esse post foi útil, aproveite para compartilhar nas redes sociais para ajudar aquele seu colega de trabalho, que diz sempre estar atarefado e não consegue parar, nem por um segundo!