O couro está presente em diversos artigos, desde o vestuário até a decoração de casa. Provavelmente, você já se perguntou: como limpar couro sem estragá-lo? Como devolver brilho para a peça?

É sobre isso que vamos falar! Então, continue lendo e confira todas as informações!

Quais são as principais diferenças entre o couro natural e o couro sintético?

Inicialmente, é necessário saber distinguir o material legítimo do sintético para, então, saber exatamente como limpar um dos materiais mais vestidos durante o inverno. Há muitas diferenças entre o couro sintético e o couro natural, e as principais são: a qualidade e a durabilidade das peças.

Qualidade

O couro sintético é de procedência química. É composto, basicamente, por uma base de tecido e uma camada de materiais químicos por cima. A forma como o couro ecológico é obtido já demonstra uma distinção de qualidade: o elemento é derivado da pele de animais (bovinos, geralmente), que é retirada, tratada e curtida.

Este couro é muito mais resistente e não corre o risco de descascar, como é o caso do artificial. Porém, é importante lembrar que os dois elementos necessitam de limpeza e tratamento adequados.

Durabilidade

O couro sintético tem qualidade inferior e uma vida útil curta, pois descasca com muita facilidade. O couro natural não apresenta esse problema, e se a peça for tratada da maneira correta — como vamos ensinar na sequência — estará presente na sua vida por muito tempo.

Como limpar couro de maneira adequada?

Chegamos ao ponto principal da nossa conversa: como limpar as suas peças de couro de maneira que elas não estraguem?

Separamos 7 dicas para garantir que a limpeza do couro seja realizada de modo fácil e adequado. Confira!

1. Esqueça a máquina de lavar

Além de mantê-lo limpo, o nosso objetivo é garantir que o couro se mantenha intacto, não é mesmo? Portanto, para evitar que as peças fiquem amassadas, arranhadas ou descasquem, a dica principal é não usar a máquina de lavar doméstica. Além dos danos citados, dependendo do material, o forro do casaco pode encolher.

Para fazer a limpeza correta da peça de couro, o mais indicado é conferir os símbolos de instrução de lavagem na etiqueta da peça.

2. Mantenha o brilho

Você sabia que o couro tem um óleo natural que é capaz de deixar a peça lustrosa e cheia de vida? Pois é! Mas como esse óleo vai saindo com o tempo, você deve fazer a manutenção do brilho a cada três meses. Para garantir que o couro fique brilhoso e não rache, passe na superfície umas gotas de silicone líquido. Basta aplicar um pouquinho em uma flanela e, depois, passá-la na peça limpa.

3. Previna o mau cheiro na peça

O armazenamento incorreto pode causar mau cheiro nas peças de couro. Artigos como sapatos e roupas de couro devem ser guardados limpos e, se possível, dentro de sacos de TNT.

Arejar as peças é muito importante para conseguir manter um cheiro bom. Caso alguma peça de couro apresente esse problema, vale deixá-la em um ambiente arejado por 24 horas. Caso isso não funcione, o ideal é procurar uma empresa especializada.

4. Aplique cera

Por mais que seja um elemento resistente e duradouro, o couro pode ressecar caso você não tenha os cuidados devidos. Para evitar esse grande problema que pode estragar a sua peça inteira, basta aplicar cera.

Para isso, aplique uma cera específica para couro e passá-la por todo o artigo. Dê preferência às que são pastosas, pois, além de hidratar o couro, criam uma camada impermeabilizante. Depois que a cera estiver seca, lustre rapidamente com um pano macio.

5. Prefira os produtos neutros

O couro pode manchar com muita facilidade. Por isso, preste atenção aos produtos que você vai escolher para limpar esse material. Dar prioridade para sabões, detergentes e produtos de limpeza neutros fará toda a diferença no resultado final da higienização.

6. Faça movimentos suaves

É importante tomar cuidado com o couro no momento da limpeza. Para não rasgar ou arranhar o material, você precisa escolher panos e escovas macias. Também tome muito cuidado com a força aplicada sobre a peça.

7. Deixe secar depois de limpo

O couro tem uma propensão ao mofo, o que pode danificar o material. É por isso que você deve tomar muito cuidado com a umidade na peça. Mesmo depois de apenas passar um paninho úmido, você deve manter a peça “pegando ar” durante 24 horas. Isso fará a diferença na conservação e também no resultado da limpeza que você realizou.

Gostou das nossas dicas de como limpar couro? São diversos passos para manter a sua peça de couro livre de qualquer complicação. E há uma maneira mais prática de manter o couro dos seus artigos limpo e hidratado: contratando uma empresa especializada no assunto!

Para limpar as suas peças de couro de maneira profissional, entre em contato com a Softsec!