Além de otimizar toda a decoração, o tapete torna o ambiente muito mais aconchegante. Mas como deixá-lo sempre em perfeito estado?

Para quem mora em apartamento, essa tarefa é um pouco mais complicada, já que normalmente não há espaço para lavar e secar a peça. Mas, você pode sim manter seu tapete sempre limpo e cheiroso! E o melhor: com receitas caseiras para facilitar ainda mais a sua vida. Vamos lá?

Dicas sobre como limpar tapetes

1. Utilize o aspirador de pó regularmente

Se você quer ter um tapete em casa, não tem jeito: o aspirador é um item fundamental! Mesmo que você more sozinho e passe o dia todo fora de casa, a peça acumula muito pó em suas fibras, principalmente se ela for de tecidos mais “peludinhos”, como o algodão ou a lã.

Então, inclua na sua programação semanal de limpeza a tarefa de aspirar o tapete. Para isso, siga as seguintes instruções:

  • retire o tapete do seu local costumeiro e limpe o chão;
  • vire-o de cabeça para baixo e aspire toda a parte inferior;
  • coloque a peça novamente na sala de estar e aspire cuidadosamente toda a superfície.

2. Evite produtos comerciais

Se você procurar em um mercado grande, certamente, encontrará dezenas de soluções específicas para limpar tapete. No entanto, além de serem caros, esses artigos geralmente têm composições químicas muito agressivas para tecidos delicados.

É possível realizar uma limpeza eficaz com soluções caseiras, que além de representarem uma bela economia, contribuem para a conservação do material por mais tempo. Produtos como o próprio detergente de louça, o sabão neutro, o bicarbonato de sódio e o vinagre substituem qualquer fórmula milagrosa vendida por aí!

3. Faça seu próprio removedor

Algumas manchas eventuais são inevitáveis, para lidar com elas, nada melhor que um bom removedor. A receita é simples!

Misture 1 litro de água fria com 250 ml de detergente líquido até fazer bastante espuma. Caso a mancha não saia, outra dica é diluir 6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água morna e aplicar diretamente na peça, deixando a mistura por 15 minutos antes de lavar.

4. Verifique o modo correto de lavagem

Apesar desses cuidados citados, de vez em quando, a peça precisa ser lavada! Agora, assim como as roupas, os tapetes também devem conter uma etiqueta com as instruções de lavagem.

Estes tipos de peças podem ser lavados a água e também a seco, o ideal é optar pela lavagem a seco quando o tapete for de lã, para que ele não sofra um encolhimento.

5. Aplique um pouco de amaciante

Seu tapete é de pelo alto? Quanto mais volumosas forem as fibras, mais você precisará de cuidados para mantê-las sempre bonitas: use um pouco de amaciante de roupas na rotina de limpeza. Você pode adicionar esse produto naquela última mistura com água morna.

Mas, cuidado com a quantidade! O excesso é capaz de promover manchas no tecido. Por isso, uma tampinha é o suficiente. Utilize uma escova de cerdas macias para espalhar o produto no sentido dos pelos. Por último, passe um pano úmido somente com água para enxaguar o amaciante.

6. Use vinagre e água morna

O vinagre é responsável pelo “grand finale” da higienização. Como o tapete normalmente é uma peça grande, volumosa e muito pesada, a parte mais difícil da limpeza, mesmo que a lavagem seja apenas com panos úmidos, é garantir uma boa secagem. A falta dela traz como consequência direta aquele cheirinho característico de “chulé”, já percebeu?

Isso acontece porque as fibras úmidas são muito convidativas para bactérias causadoras do odor desagradável. É aí que entra o vinagre! Basta borrifá-lo no tapete após a limpeza. A substância se encarregará de eliminar os microrganismos e de neutralizar o cheiro forte.

7. Mande o tapete para uma lavanderia

A última dica tem a ver com a lavagem profissional. Todos os esforços recomendados anteriormente são essenciais para a conservação da peça e para a manutenção de sua boa aparência no dia a dia. No entanto, o tecido precisa passar por uma higienização completa regularmente, que só as lavanderias podem realizar.

Para determinar a melhor frequência, é preciso levar em conta o tipo de material e os hábitos da casa. Limpar tapete de pele ou com detalhes em couro, por exemplo, é algo que somente profissionais especializados conseguem, por meio de técnicas adequadas para garantir a lavagem correta sem danificar a peça.

Gostou das dicas? Que ótimo! Então entre em contato conosco e conheça nossos serviços de lavanderia para deixar seu tapete sempre novo!