Quem não adora ficar embaixo das cobertas em dias frios ou se deliciar com pratos quentinhos para o inverno? Certamente há um lado bom na estação mais fria do ano, mas também há os pontos negativos: as roupas lavadas, por exemplo, demoram muito mais para secar. E, caso as peças não sequem corretamente, é possível que fique um cheiro nada agradável.

Contudo, apesar de parecer mais difícil secar peças no tempo frio, existem truques que podem ser adotados. Quer saber como secar roupa mais rápido no inverno? Confira nossas dicas!

Como secar roupa mais rápido no inverno?

Abuse dos cabides

No inverno, os cabides podem ser os melhores amigos das roupas molhadas. Isso porque a circulação de ar é maior quando as roupas estão penduradas, de modo que elas tendem a secar mais rápido.

Use outros cômodos da casa a seu favor

Deixe as roupas recém-lavadas penduradas no banheiro por alguns minutos. Assim, enquanto gotejam, não molham a casa. Além disso, quando a água é drenada das roupas, a secagem torna-se mais fácil. Dessa forma, quando as roupas forem para o varal, já estarão mais próximas do objetivo final: a secagem!

Retire bastante o excesso de água

Caso você tenha uma máquina de lavar roupa, não é necessário fazer isso. Mas, se você não tiver uma, terá que retirar, manualmente, todo o excesso de água das roupas. Isso porque mesmo depois de ter deixado as peças drenarem no banheiro, você verá que ainda há alguma quantidade de água presente nelas. Então, certifique-se de retirar esse excesso antes de colocar roupas no varal.

Adote um mini varal

Além do cabide, você poderá precisar de um mini varal, dado que em dias chuvosos as roupas precisarão ser secadas dentro de casa. Outro ponto a ser considerado é a luz do sol. Se ela bate no seu varal fixo por pouco tempo, ter um varal que pode se mover é uma boa ideia, não é? Assim, você pode posicionar o objeto onde os raios solares estiverem.

Use o secador de cabelo

Uma dica para situações mais emergenciais: o secador de cabelo! Quando as peças estiverem quase secas ou úmidas, é uma ótima opção, principalmente em roupas de inverno que são mais difíceis de secar. Depois, segure o secador com certa distância (não muito próximo para não queimar) e seque ponto por ponto, com rápidas explosões de ar quente (o que auxilia na secagem rápida é o fluxo de ar, e não necessariamente o calor).

Conte com as máquinas secadoras

Este é o método mais rápido, mas que também precisa de um cuidado especial ao ser realizado. Isso porque nem todas as peças podem passar por esse processo. Dessa forma, é necessário sempre verificar a etiqueta da roupa em questão para entender se ela pode ou não ser colocada na secadora sem danos.

Procure lavanderias profissionais

Outra possibilidade é contar com um profissional. Há lavanderias que têm serviços rápidos e eficazes para isso. A Softsec, por exemplo, conta com o Softexpress, em que o cliente pode entregar suas roupas na loja até as 9 h da manhã e elas estarão disponíveis a partir das 17 h do mesmo dia. Vale mencionar que o sistema só é possível para roupas que podem passar pelo processo a seco ou de secagem em máquinas.

Com essas dicas, esperamos ter respondido a essa dúvida tão frequente que é como secar roupa mais rápido no inverno. Afinal de contas, é muito importante ter roupas bem limpas e secas, especialmente nesse tempo, devido ao acúmulo de ácaros e umidade, que causam alergias.

E aí, gostou do conteúdo? Já testou alguma técnica ou conhece outra que ensine a ter roupas secas mais rapidamente no tempo frio? Conte para a gente nos comentários!