Os ternos são roupas extremamente delicadas, tão difíceis de cuidar quanto os vestidos de gala. Seu alto preço, aliás, faz com que as pessoas se preocupem ainda mais em mantê-los bem cuidados. O problema é que muitos não sabem bem como conservar ternos, ou tentam fazê-lo da maneira errada.

Até por ser caro, esse é um tipo de roupa que, geralmente, não é usado com frequência — a não ser que você use no trabalho. Por isso, ele pede um cuidado especial, mesmo na hora de ser guardado.

Pensando nisso, neste texto mostraremos a você, que deseja aumentar a vida útil dos seus ternos, a melhor for de conservá-los. Continue lendo e confira as nossas dicas de ouro!

Dicas de como conservar ternos

1. Não use um terno por mais de dois dias

Bom, você não precisa lavar o seu terno com tanta frequência, mas isso não significa esperar a peça ficar malcheirosa para higienizá-la. O odor de suor fica impregnado no tecido, por isso, o ideal é que você use o terno, no máximo, dois dias antes de lavá-lo.

Para que a sujeira e o odor não fiquem grudados na peça, pendure-a em um lugar arejado e seco durante algumas horas antes de guardá-lo em seu guarda-roupas. Assim, a umidade e o mal cheiro podem se dissipar.

O ideal, geralmente, é lavar o terno depois de usá-lo duas vezes. Agora, perceba que a nossa dica é que o terno pode ser usado por duas vezes antes de lavar, e não por dois dias seguidos. Então, lembre-se de intercalar o uso dos seus ternos para que eles possam passar pelo processo que nós acabamos de citar.

2. Tenha cuidado ao passar o ferro

Caso você queira se arriscar a passar o terno em casa, mais uma vez: tenha muito cuidado. A melhor opção é usar o steamer, que deixa o serviço mais fácil. Se você não tiver um steamer, use o ferro de passar com cautela — uma temperatura muito elevada pode danificar o tecido. Lembre-se também de sempre passar as peças do terno do lado contrário, para evitar dar ao tecido um brilho indesejado.

Mas, o mais seguro, ainda assim, é contar com uma lavanderia. A maioria delas já oferece um serviço completo, ou seja, o terno é entregue já lavado e passado. Como percebemos, passar o terno com ferro doméstico pode estragar o tecido, deixando marcas brilhosas. Já as máquinas de passar da lavanderia posicionam as peças de maneira que o ferro não encoste na peça, fazendo com que somente o vapor do ferro passe a roupa.

3. Tire a sujeira superficial antes de levar o terno para a lavanderia

O terno não precisa ser levado à lavanderia frequentemente, mas você também não deve deixar a sujeira se acumular. Então, o que fazer? A resposta é muito simples: você não precisa fazer uma lavagem pesada para limpar a sujeira superficial.

Enquanto a peça não é lavada, é recomendável que você passe uma escova delicadamente nas partes que estão empoeiradas ou que têm alguma sujeira seca.

4. Tenha todo o cuidado ao guardar o seu terno

O terno não pode, de forma alguma, ser dobrado e colocado em uma gaveta, principalmente se você o usa pouquíssimas vezes. O melhor a se fazer é pendurá-lo em um cabide de madeira. Inclusive, deixá-lo pendurado faz com que o trabalho de passadoria não seja perdido. Só não se esqueça de observar se esse cabide não está marcando os ombros do paletó.

Existem hoje cabides que imitam o formato dos ombros humanos — estes são os melhores! Quanto à calça do terno, ela deve ser pendurada em um daqueles cabides com pregadores, porque dobrá-la ao meio e pendurá-la pode deixar marcas no meio das pernas. Além disso, não guarde o terno embrulhado na capa plástica que vem da lavanderia. O ideal é usar uma capa de TNT, pois esse tecido permitirá que a roupa respire e não vai acumular umidade, evitando que ela embolore.

5. Não lave o seu terno em casa

Você pode até querer tentar lavar os seus ternos em casa, mas, depois que perceber o quão isso é arriscado, temos certeza de que você mudará de ideia.

As máquinas domésticas utilizam a água em todo o processo de lavagem, mas os blazers e as calças sociais devem ser lavados a seco ou no processo Wet Cleaning, para evitar o encolhimento das peças, o desgaste e o enrugamento das fibras dos tecidos. Além disso, a centrifugação realizada pela máquina doméstica deixa o terno ainda mais amassado — ou seja, você ainda terá mais trabalho na hora de passá-lo.

As lavanderias saberão cuidar dessa peça tão especial como ninguém. Nelas, a lavagem é feita com processos a seco ou Wet Cleaning e com o uso de produtos específicos durante a lavagem. A Softsec, particularmente, utiliza o Soft Revit — praticamente o elixir da juventude dos ternos. Ele revitaliza a peça, realça as cores e melhora o caimento!

Enfim, como dissemos no início deste texto, o terno é uma peça cara e delicadíssima, que requer um cuidado muito especial. Justamente por isso, recomendamos na maioria dos tópicos acima que você contrate os serviços de uma lavanderia. Essa é a melhor forma de conservá-lo.

Agora que você sabe como conservar ternos, basta colocar as nossas dicas em prática. Temos certeza de que, assim, o seu terno durará muito mais e continuará com aparência de novo.

E aí, gostou do nosso post? Acha esse tipo de conteúdo interesse e útil? Então, nós convidamos você, leitor, a assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui!