O antitranspirante é um item básico de higiene. A notícia ruim é que algumas vezes os tecidos começam a ficar amarelados na área em que ele é aplicado. Então, a pergunta é: como tirar mancha de desodorante da roupa? Algumas dicas caseiras ajudam a minimizar e até eliminar o problema.

Por que aparecem manchas de desodorante?

Alguns tipos de tecido reagem com a química do antitranspirante e do próprio suor — que contém ácidos graxos. Essa substância passa por oxidação, o que condiciona a rigidez das fibras e o amarelamento. O pior de tudo é que o processo favorece o acúmulo de bactérias, então as roupas acabam ficando com odor desagradável mesmo quando lavadas de forma correta.

Como eliminar ou minimizar esse problema?

O segredo é agir rápido — as manchas antigas são mais difíceis de tratar. No entanto, os cuidados são mais simples do que você pode imaginar. Veja algumas receitas rápidas para eliminar o problema usando produtos que você já tem em casa!

Água oxigenada

A água oxigenada é uma grande aliada na remoção de manchas em tecidos brancos, sendo a de 20 volumes o suficiente. Coloque o líquido na área afetada e deixe o produto agir por alguns minutos — é natural que comece a formar uma espuma sobre as fibras. Depois disso, lave normalmente com sabão, esfregando com cuidado.

Vinagre e bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também é um santo remédio, pois têm elementos que neutralizam a acidez e aumentam o pH. Faça uma pasta com uma medida de vinagre ou de suco de limão, aplique no local e deixe por cerca de 20 minutos antes de lavar.

Sabão de coco

O sabão de coco é muito eficaz nesse sentido — é até conhecido como o “tira-manchas universal”. Ele é o mais indicado para tecidos brancos. A dica é esfregá-lo no local e deixar de um dia pro outro. Também é possível colocar a peça para ferver com a espuma do produto ou apenas deixá-la de molho na água quente ensaboada.

Lavanderias

Embora as receitas caseiras tenham um bom resultado, o mais indicado para remover as manchas é levar a peça em especialistas. Alguns tipos de lavagens a seco oferecidas por lavanderias especializadas são capazes de tratar as fibras e eliminar o aspecto amarelado. Isso acontece por meio de um sistema hermeticamente fechado, com o auxílio de solventes.

Viu só como tirar mancha de desodorante da roupa é possível e simples? Para finalizar, é importante atentar para a cor da peça. O vinagre, por exemplo, pode amarelar as camisas brancas. Além disso, foque na prevenção, principalmente em relação aos tecidos delicados!

Quer receber mais informações sobre a lavagem correta de roupas e dicas úteis para o dia a dia? Então siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.