Quando chegamos perto da vida adulta é comum criar um plano perfeito para ser independente e seguir seu próprio caminho. O primeiro passo para isso é morar sozinho.

Acontece que, com grandes poderes vêm as grandes responsabilidades. Já viu essa frase em algum lugar?

Este texto vai apresentar coisas que não te falaram sobre como é morar sozinho. Sente-se e anote tudo. Este é apenas o começo da história!

Não é possível viver de fast food

A alimentação é a base para uma vida saudável e quando decidimos morar sozinhos é bem legal comer todo tipo de coisa gordurosa. No começo pode até ser divertido e, principalmente, agradável ao paladar, mas você deve considerar duas variáveis: você possivelmente não é rico e muito menos imortal.

Chegou a hora de acessar o Youtube e aprender a cozinhar ao menos o básico. Fast food, aos poucos, se tornará um luxo. Isso fica caro no final do mês e terá que pensar também em sua saúde. Uma má alimentação vai levá-lo direto ao nosso segundo tópico.

Você vai ficar doente

Se você seguiu a dica anterior e aprendeu a cozinhar alguma coisa, parabéns! Quando ficar doente poderá fazer uma canja, contudo, ela não vai curar sua gripe.

Procurar um médico, ir até uma farmácia, lembrar dos horários dos remédios, tomar conta da casa e tentar trabalhar serão atividades penosas nesse período. Esteja preparado para enfrentar esse desafio várias vezes.

As contas não se pagam sozinhas

Não importa em que cidade você mora, pagar aluguel no Brasil é uma realidade que quase todas as pessoas precisam enfrentar um dia. Além disso, existem muitas outras contas:

  • água;
  • energia elétrica;
  • internet;
  • condomínio;
  • lavanderia;
  • entre outras.

Faça um planejamento. É indispensável que você comece o mês sabendo quanto do seu orçamento já está comprometido e quanto vai sobrar para demais atividades, investimentos e, talvez, lazer.

Seu gato faz cocô — e muito

Ter um animal de estimação é ótimo. Um companheiro que te ama incondicionalmente é uma boa forma de se sentir menos solitário, só que eles precisam ser alimentados, vacinados, ficam doentes e fazem muito cocô. Fazem tanto que se você demorar para limpar, mais e mais vai aparecer.

Não esqueça das telas de proteção nas janelas. Ninguém quer que seu bichinho fique perdido por aí.

Limpar a casa é demorado

No começo você ficará contente com apenas umas vassouradas pela casa. Com o passar do tempo a sujeira vai se tornar um monstro que precisa ser derrotado quanto antes. Produtos de limpeza se tornarão seu tesouro.

Novamente seu gato vai aparecer para estragar tudo e um círculo vicioso começará. Mesmo assim, mantenha as telas de proteção nas janelas, o bichano não tem culpa!

Dar uma festa nem sempre é uma boa ideia

Uma das principais prioridades quando nos mudamos é dar aquela festinha de inauguração e, de fato, isso é necessário. Pare por aí. Você já comemorou, agora chega! A não ser que não se importe de enfrentar mais uma vez os monstros do item 5 deste texto.

Nunca perca um Tupperware

Foi visitar seus pais e aproveitou para pegar algumas comidas para a viagem? Ótimo! Só não cometa o erro de perder o Tuppeware de alguém. Eles são ótimos recipientes, mas não são baratos e ninguém se esquece para quem foram emprestados. Evite começar uma guerra ou massacre dentro de sua família!

Lavar e passar roupas é muito chato

É só jogar na máquina, eles disseram. Não acredite nisso! Existe toda uma arte por trás da lavagem de roupas:

  • separar as roupas por tipo e cores — principalmente as brancas;
  • checar os bolsos;
  • esperar todo o ciclo da máquina terminar;
  • colocar para secar;
  • fazer o mesmo processo várias vezes por dia;
  • passar.

Lembre-se: as roupas devem ser lavadas, passadas e guardadas. Sua casa também tem cortinas, toalhas, roupas de cama etc? Procurar uma lavanderia é uma boa ideia!

Se você decidiu morar sozinho, temos certeza que se identificou com vários — ou todos — tópicos desta lista. Fique avisado: quem experimenta não quer mais voltar para a casa dos pais, mas não é uma tarefa fácil. Basta se organizar que no final tudo vai dar certo!

E aí, gostou do texto? Que tal avisar os marinheiros de primeira viagem sobre os desafios que estão por vir? Compartilhe este post em suas redes sociais e seja solidário com quem certamente vai precisar de ajuda!