O denim, que é o tecido do jeans, conta com o corante índigo em sua fórmula para dar coloração à peça. Porém, com o passar do tempo, o esfregue, e a lavagem regular, resultam na perda desse corante, principalmente em zonas de maior atrito.

Então, por razões químicas, o desbotamento é inevitável — mas, se você souber cuidar bem da peça, ele pode demorar a acontecer. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como lavar calça jeans. Acompanhe!

Como lavar calça jeans sem desbotá-la

1. Coloque sal de cozinha

Lavar o seu novo jeans com sal pode ajudar a fixar a cor do seu jeans, evitando o desbotamento — que, por sua vez, também pode manchar outras roupas na sua máquina. Para usar o ingrediente na lavagem, veja o que fazer em cada situação abaixo.

Na máquina

A cada 6 quilos de roupas lavadas, use três colheres de sopa de sal cheias.

Lavando apenas uma peça

Caso vá lavar uma única peça, não é um bom negócio usar a máquina de lavar para não gastar muita água e luz. Assim, pegue um balde de dois litros, encha com água fria e adicione uma colher de sopa cheia de sal. Depois, coloque a peça no recipiente e deixe de molho por aproximadamente uma hora. Logo em seguida, termine a lavagem normalmente.

2. Conte com o vinagre

O vinagre também tem ativos que fazem a cor do seu jeans durar mais tempo, então, use-o! Aqui, também há duas opções quanto ao que fazer.

A primeira envolve só limpar o seu jeans, e não lavar. Para isso, adicione uma xícara de chá de vinagre branco a dois litros de água e deixe a peça de molho por cerca de uma hora. Feito isso, coloque-a no varal e deixe secar (e não precisa se preocupar sobre o cheiro de vinagre, ele sai com o secamento do jeans).

Se não for possível evitar a lavagem, a dica é colocar 200 ml do produto para cada 6 quilos de peças lavadas.

3. Use sabão para roupas coloridas

Sabões específicos para roupas coloridas não contam com alvejantes ou outros branqueadores em sua fórmula. Por isso, é um amigo dos jeans e pode ajudar a manter a cor das suas peças. Ótima dica, não é? Para usá-los, basta dosificar conforme a instrução de quantidade de roupas/tamanho da máquina.

4. Tenha cuidado com a máquina de lavar

Além das dicas acima, é preciso ter atenção às configurações da sua máquina de lavar e à forma de bater as peças jeans nela. Então, leve em consideração os seguintes pontos:

  • lave a peça do lado avesso;

  • não sobrecarregue a máquina, pois isso fará com que os jeans amassem e saiam mal lavados (o que pode resultar em uma lavagem nova, que, por sua vez, ajuda no desbotamento da peça). Então, siga as instruções de peso do aparelho;

  • não escolha ciclos de centrifugação muito longos.

5. Lembre-se de regras gerais

Algumas regras para a lavagem de peças jeans se aplicam a todas as situações citadas acima e são boas práticas quando o assunto é a conservação da sua calça preferida. Saiba quais são elas:

  • sempre lave as peças com água fria;

  • deixe as peças jeans secarem na sombra, pois o sol faz com que elas desbotem mais rápido;

  • sempre leve as instruções da etiqueta em consideração.

Por fim, mas não menos importante, lembre que calças jeans não precisam ser lavadas a cada uso. Na verdade, o ideal é lavar depois de três a quatro usos, ou em casos excepcionais de manchas etc. Conte também com o bom senso para analisar quando é preciso lavar a peça ou não.

Agora que você já aprendeu como lavar calça jeans, que tal dividir essa informação com os seus amigos? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude-os a manterem suas peças novas por muito tempo!