Hoje vamos falar de uma das tarefas domésticas mais detestadas e procrastinadas pela maioria das pessoas: Passar roupa!

Você alinha a peça de um lado, ela amassa do outro, e por aí vai. Mas, e se nós dissermos que temos dicas para passar roupas mais rápido? Continue a leitura e mude a sua vida!

Dicas para passar roupa mais rápido

1. Não coloque roupas demais na máquina de lavar

A primeira dica é: não sobrecarregue a máquina. Se muitas peças forem colocadas de uma vez, além de não ficarem completamente limpas, os tecidos sairão totalmente torcidos e com vincos.

As roupas precisam se movimentar com folga para não ficarem muito amassadas. Para resolver o acúmulo de peças para lavar de uma vez, a dica é adotar uma rotina eficiente de limpeza.

2. Não esqueça o amaciante

O amaciante é item indispensável se você quer ter menos trabalho na hora de passar. Apenas tenha cuidado com a quantidade! Siga as instruções da embalagem e, principalmente, não coloque o produto em contato direto com as roupas, pois ele pode acabar provocando manchas nas peças.

A tarefa deste produto é fazer com que o tecido não seja muito afetado no processo de lavagem.Além disso, reduzem a estática e minimizam a aspereza, de forma que as peças fiquem mais macias.

3. Pendure a roupa para secar do jeito certo

Depois de lavar, vem a etapa de secagem. Coloque camisas para secar já penduradas em cabides. Assim, elas ficam mais esticadas e sem marcas. Agora, calças e lençóis, por exemplo, precisam do auxílio de prendedores. Nesses casos, estique bem as peças para que não deformem enquanto secam. Quando for tirar do varal, adquira o hábito de dobrar imediatamente, para que não amassem ainda mais.

4. Tire as roupas do varal um pouco úmidas

Essa é uma das mais eficazes dicas para passar roupas mais rápido: tire as peças do varal quando ainda estiverem um pouco úmidas. Quanto mais tempo permanecerem no varal, mais duras ficarão. Então, se programe para passá-las no mesmo dia que pendurou ou no seguinte, aproveitando os resquícios de umidade que deixam as fibras bem mais maleáveis.

Mas cuidado: a dica só vale para o que será passado em seguida. As toalhas de banho, por exemplo, devem secar completamente para não acumular microrganismos.

5. Faça uma solução para borrifar

Essa solução irá facilitar a sua tarefa!  O ideal é fazer uma mistura com água e um pouco de amaciante. Veja:

  • 250 ml de água;
  • 1 colher de sopa de amaciante concentrado.

Vá molhando levemente a peça enquanto trabalha com o ferro de passar, você perceberá que alguns amassados irão desaparecer com mais facilidade.

6. Armazene as peças adequadamente

Por último, atente-se na hora de armazenar para que todo seu esforço não seja em vão. Então, guarde tudo imediatamente depois de passar e, no seu guarda-roupas, cuide para que as peças não fiquem muito apertadas, principalmente as camisas de tecidos mais finos.

Gostou das dicas para passar roupas mais rápido? Então, aqui vai uma dica bônus!

A Softsec também oferece o serviço de só passar! Ou seja, se você preferir lavar você mesmo, é possível levar para a lavanderia apenas as roupas para passar.

Aproveite que está por aqui e leia também nosso post sobre como secar roupas mais rápido nos dias frios.