Em meio a tantas atividades, prazos e compromissos, sejam eles pessoais ou profissionais, é fácil levar uma vida corrida. Mas ter tempo livre para fazer o que gosta e curtir bons momentos é tão importante quanto.

Afinal, qual é o sentido de tanto esforço se ele não vem acompanhado de momentos para relaxar e aproveitar a família, ver um filme ou andar de bicicleta? Pensando nisso, citamos neste conteúdo hábitos essenciais para ajudar nessa missão. Quer saber como ter mais tempo livre? Confira nossas dicas!

Como ter mais tempo livre

Otimize seu tempo

Ir e voltar para o trabalho de trem, esperar por uma consulta médica ou mesmo se arrumar para o trabalho — geralmente, pensamos nessas atividades de transição como tempo perdido, em que apenas esperamos a próxima tarefa.

Mas e se começarmos a pensar nessas situações como momentos em que temos a oportunidade de fazer algo relaxante, restaurador e agradável? Isso é otimizar o seu tempo. Aqui estão algumas sugestões:

  • use o seu trajeto para desfrutar de algum silêncio ou ouvir uma playlist ou um podcast favorito;

  • leia um livro enquanto aguarda uma consulta ou reunião, ou aproveite alguns minutos de meditação silenciosa, que pode ser tão simples quanto respirar profundamente algumas vezes.

Organize sua rotina

Organização é a resposta para a pergunta “como ter mais tempo livre?”. Por isso, acompanhe suas atividades diárias. Primeiro, monitore o que você faz diariamente e anote quanto tempo é gasto com cada tarefa (aqui, lembre de incluir momentos como o café da manhã, os banhos, a limpeza da casa).

Depois que você já souber o tempo médio gasto em cada atividade, use um calendário (o Google Calendar, por exemplo) para registrar tudo o que você deve fazer por dia. Assim, sua rotina estará mais organizada e você saberá quais tarefas despendem mais tempo.

Faça listas

Tentar lembrar das coisas não vai fazer com que você seja mais organizado. Pelo contrário, é aí que mora o risco de esquecer algo importante. Para evitar isso, liste todos os seus afazeres. O preferível é que você faça isso do modo antigo mesmo, com uma caneta e um papel, pois assim a memorização é mais eficaz.

Contudo, dá para usar também aplicativos de listas digitais e deixar tudo à mão em seu celular. Então, vá em frente e anote tudo: crie listas de compras para mantimentos, presentes de aniversário, datas importantes etc.

Divida tarefas

Saiba também delegar atividades. Por exemplo, está organizando uma viagem entre amigos? Que tal sugerir que algum deles faça as reservas dos hotéis, enquanto você é incumbido de traçar o roteiro turístico da cidade? O mesmo se aplica para questões domésticas e profissionais. Quando possível, divida suas tarefas com outras pessoas e não tente tomar todas as responsabilidades para si. Isso, além de frustrante, pode reduzir o seu tempo livre.

Concentre-se

Comece a prestar atenção ao número de vezes que alguém o interrompe quando você está no meio de uma tarefa importante. Acompanhe “autointerrupções” também, particularmente aquelas em que você confere as suas mídias sociais. Sim, o seu smartphone é extremamente útil, mas também é viciante e se o seu uso não for controlado, pode consumir muito tempo.

A princípio, concentrar-se não vai ser fácil, mas sim um exercício de força de vontade. Mas não desista: feche a porta e desligue o telefone para maximizar o seu tempo. Em vez de estar sempre conectado, planeje uma pausa no dia para acompanhar os e-mails, ligar para as pessoas, conversar com colegas etc.

Para finalizar, lembra da dica em que falamos sobre o cálculo de tempo em cada tarefa? Quando fizer isso, dê uma atenção especial ao tempo gasto com as atividades domésticas, afinal, algumas delas podem ser realizadas por profissionais. A lavagem e passagem das roupas é um ótimo exemplo disso. Ao deixá-las em uma lavanderia, você não só terá mais tempo livre, mas também terá peças que durarão mais.

Gostou das nossas dicas sobre como ter mais tempo livre? Em uma época tão acelerada, é possível que você tenha amigos passando pela mesma situação. Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?