Quando moramos sozinhos, aprendemos dia após dia, alguns segredinhos para que a casa fique sempre em ordem. A lavagem de roupas de banho exige especial cuidado, afinal, não há nada melhor do que secar-se com uma toalha cheirosa e macia após uma ducha relaxante. Mas você sabe como desencardir toalhas de banho coloridas?

Ao final, preparamos uma dica bônus para que você aprenda a deixar as peças ainda mais macias. Veja!

Saiba como desencardir toalhas de banho coloridas

Aposte na preparação do tecido

Para facilitar a lavagem, deixe as toalhas de molho com água e sabão por algumas horas antes de lavá-las — isso ajuda a soltar as partículas de sujeira.

Use vinagre

Para complementar a dica a cima, melhor ainda se, além do sabão, você adicionar vinagre e, para completar, 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. O vinagre pode ser muito útil na limpeza de roupas de banho, já que possui em sua composição uma grande quantidade de ácido acético — ótimo para desengordurar, eliminar odores e remover bactérias. Por isso, a dica é colocar um copo de vinagre branco na água em que a toalha está de molho.

Evite misturar com outras roupas ou cores

Esta é aquela velha dica que você já sabe mas é sempre bom relembrar: não é recomendável misturar roupas e cores na hora da lavagem. Com as toalhas de banho não é diferente — evite misturá-las com peças de tonalidades diferentes e até mesmo com a roupa de cama, pois isso contribui para o aparecimento de manchas e de bolinhas brancas no tecido.

Opte por um bom amaciante

Além de deixar a toalha com um cheirinho delicioso, o amaciante ajuda a prolongar a vida útil do tecido. Isso porque sua principal função é a de alinhar as fibras e reduzir a fricção, prevenindo a rigidez e eliminando a aspereza. Se você deseja preservar suas toalhas de banho, eis um bom produto que não pode faltar no momento do enxágue!

Não use cloro ou alvejantes

Se, ao pensar em como desencardir toalhas de banho coloridas, você levantou a possibilidade de usar alvejantes, pare imediatamente! Esses produtos e todos aqueles que têm cloro em sua base não são indicados. Deixe-os para os tecidos brancos, do contrário, eles desbotarão as peças ou favorecerão o aparecimento de manchas.

Troque as toalhas sempre

Por fim, acostume-se a trocar as roupas de banho com a frequência mínima de uma vez por semana. Essa é melhor forma de evitar que a toalha fique encardida ou mesmo mofada, principalmente se você tem o hábito de deixá-la pendurada no banheiro — pode ser que a ventilação do local não seja suficiente para a secagem completa.

Confira a dica bônus

Quer conhecer um segredinho para deixar as toalhas supermacias? É muito simples! No final do processo de lavagem, coloque as peças na secadora em temperatura média. Três minutos de aquecimento ameno são suficientes para que as fibras do tecido percam a aspereza e aquele aspecto de dureza.

Agora você já sabe como desencardir toalhas de banho coloridas. E o melhor: sem desgastar o tecido ou desbotar as cores. Como você viu, não há segredo, apenas alguns cuidados específicos!

Gostou das dicas? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude seus conhecidos a manterem suas roupas de banho sempre impecáveis!