Um momento de descanso no fim da tarde para os que moram sozinhos, um jantar romântico a dois, uma confraternização familiar ou uma reunião com os amigos.

Se você acha que essas situações merecem um bom vinho, mas tem medo de acidentes desastrosos, temos uma boa notícia: sabemos como tirar mancha de vinho de roupas ou, ao menos, auxiliá-lo na remoção dela!

Neste post, você conhecerá algumas técnicas que minimizam os sinais da bebida no tecido que foi alvo de uma tragédia — não só do vestuário, como também do tapete da sala, da capa do sofá, de lençóis etc.

Assim, você poderá aproveitar aquela garrafa de vinho sem estresse. Se acontecer um acidente, é só recorrer às nossas dicas. Acompanhe!

Não deixe a mancha secar

Um dos primeiros cuidados com roupas que foram manchadas por vinho é absorver o excesso de líquido imediatamente. Em seguida, lave o tecido o mais rápido possível, de preferência com água morna e sabão neutro. Se ainda restar algum resíduo, você pode colocar um pouco de vinagre branco no local, aguardar mais um pouco e lavar novamente, esfregando com cuidado.

Pressione sal contra o tecido

Na falta de possibilidade de lavar o tecido imediatamente, o mais indicado a se fazer é evitar que a mancha espalhe. Por isso, uma boa dica é jogar sal no local — coloque uma camada espessa e veja a mágica acontecer! O cloreto de sódio é altamente absorvente e vai ajudar a reduzir o trabalho da lavagem depois.

Invista na água oxigenada

Agora, se você não conseguiu socorrer a vítima do acidente na mesma hora, não se desespere! Também é possível remover manchas secas, e uma das melhores formas é usando água oxigenada! Mas muito cuidado! Essa dica vale somente para roupas brancas. Nas coloridas, você só conseguirá deixar o desastre ainda pior, já que a substância pode manchar o tecido definitivamente.

Aposte no vinho branco

Limpar vinho com vinho? Parece contraditório, mas é isso mesmo! O vinho branco ajuda a diluir as manchas secas do tinto, facilitando a lavagem. Melhor ainda se, como aliado, você recorrer ao bicarbonato de sódio. Misture o líquido com o pó até formar uma pasta e aplique no local. Deixe agir por algumas horas e depois esfregue com água morna. Voilà! Seu tecido estará quase como novo, outra vez.

Recorra a lavanderias especializadas

Por fim, se você não conseguiu bons resultados com essas dicas caseiras, ou então se não conseguiu aplicá-las a tempo, temos uma saída — recorrer as lavanderias! Além de terem cuidados especiais com roupas delicadas, esses locais normalmente oferecem um serviço especializado para remoção de manchas. Sem falar da praticidade, não é? Você deixa sua peça padecente em um dia e a resgata linda e cheirosa no outro.

Agora que conhece algumas dicas de como tirar mancha de vinho de roupas, você viu que nem tudo está perdido caso aconteça um acidente! Mas o melhor ainda é prevenir, até porque nem sempre é possível recuperar a peça — às vezes, até mesmo o tipo de uva da qual foi feita a bebida interfere no sucesso da remoção. Então, principalmente se você é da turma dos desastrados, todo cuidado é pouco!

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Você vai ajudar muita gente com essas dicas!