Você sabia que o seu tênis pode te ajudar a causar uma boa primeira impressão e manter a boa aparência? No texto de hoje vamos ensinar a você truques sobre limpeza de tênis!

Como limpar tênis da melhor forma?

Cada tecido ou revestimento deve ser higienizado de uma forma diferente. Conheça quais as maneiras corretas de limpeza de tênis a partir de agora!

Tênis de camurça

A camurça é um material muito delicado, e por isso não deve ser esfregado nem levado para o tanque para ser limpo. Manter tênis de camurça limpos e conservados é muito simples: pegue uma escova de cerdas muito macias e passe por todo o revestimento. Para que o tecido não rompa e não perca a beleza, movimentos leves e suaves são o suficiente.

Tênis de tecido

Os tecidos nos tênis têm muita propensão a ficarem sujos e são muito mais resistentes que a camurça, por exemplo.

Para deixá-los limpinhos, o primeiro passo é tirar toda a sujeira mais “grossa” com uma escova seca. Depois, use água, escova e sabão. Caso haja alguma mancha, vale a pena deixar de molho por alguns instantes e voltar a esfregar. Depois disso, enxágue bem. A secagem ideal dessas peças acontece em locais arejados.

Tênis de couro

A limpeza do couro nos tênis pode ser a mais simples, mas há um truque que garante ainda mais sucesso no visual: compre um impermeabilizante de couro, próprio para calçados. Aplique no seu tênis antes da primeira utilização. Isso vai garantir que nenhum líquido seja absorvido.

Após algumas utilizações basta passar uma flanela macia e levemente úmida por todo o calçado. Não precisa esfregar com escova, muito menos deixar de molho com água e produtos. Vale lembrar que essa higienização também serve para os que não foram impermeabilizados.

Tênis branco

limpeza de peças brancas gera muitas dúvidas, já que encardem com bastante facilidade. O truque para não danificar os tênis é lavá-los após serem utilizados. Evite guardá-los sujos, já que ficam amarelados e perdem a sua beleza. A lavagem deve ser feita de acordo com o material revestido, como mostrado acima. Lembrando sempre que a camurça não pode ser esfregada e o couro, molhado.

Para as manchas nos tênis brancos, algumas gotinhas de vinagre de álcool podem ser a salvação. Pingue diretamente nas manchas e espere uns minutinhos para fazer efeito, depois esfregue levemente com um pano macio. O vinagre pode fazer sucesso contra o mau odor, basta espirrar um pouco em cada calçado.

Como higienizar as palmilhas e os cadarços?

Neste ponto não há nenhum segredo. Esses dois itens podem ser lavados até na máquina de lavar roupas. Basta que estejam dentro de um saquinho protetor. Outra forma de limpá-los é no tanque, usando sabão em pó ou em barra. Caso as palmilhas estejam com mau odor, deixá-las descansar por alguns minutos em uma recipiente com água e bicarbonato de sódio resolve o problema. Depois disso é só enxaguar e deixar secar em local arejado.

Como pôde perceber, ao fazer a limpeza dos seus calçados o mais importante é respeitar o material do revestimento. Isso garante uma eficiente limpeza e também uma maior conservação do tênis.

Gostou das nossas dicas de como limpar tênis? Compartilhe estes truques de limpeza nas suas redes sociais. Garantimos que todos os seus amigos vão curtir!