Poeira, ácaros, bactérias… Não há quem goste ou queira dividir a casa com esses convidados indesejados, não é mesmo? O problema é que ninguém os convida para entrar, eles se alojam, geralmente, em tecidos expostos que ficam sujos naturalmente.

A cortina é um bom exemplo disso e é sobre isso que vamos conversar hoje: como fazer uma lavagem de cortinas correta? Não coloque em risco a sua saúde. Veja no post a seguir como manter as cortinas da sua casa sempre limpas!

Como fazer uma lavagem de cortinas da maneira correta?

Se estiver pensando em lavar você mesmo as cortinas da sua casa, vale a pena dar uma olhada nas dicas preciosas que separamos para facilitar essa missão:

Tipos de tecido

Como você deve saber, cada tipo de tecido merece um tratamento diferente. Consultar a etiqueta da cortina, onde se encontram os símbolos de instrução de lavagem, é uma boa maneira de garantir que o processo não prejudique o tecido. Para a higienização de linho, seda e algodão cru, por exemplo, o ideal é procurar uma lavanderia especializada, já que são delicados e estragam ou encolhem com maior facilidade.

Para não correr o risco de danificar as suas cortinas, confira a lista dos materiais que podem ser lavados, com tranquilidade, na máquina de lavar roupas:

  • poliéster;
  • algodão;
  • voal.

Produtos certos

Caso você não tenha certeza sobre o melhor produto para utilizar na limpeza, lave a cortina apenas com detergente neutro. Ele vai garantir uma limpeza eficiente, e você não correrá o risco de manchar ou estragar a peça.

Secagem adequada

Cada tipo de tecido exige também uma forma adequada de secagem. Na ausência da etiqueta ou se existirem dúvidas, opte por secar as cortinas na sombra e em posição vertical. Essa escolha vai garantir que o pano não encolha e nem fique manchado pelo sol.

De quanto em quanto tempo as cortinas precisam ser lavadas?

A lavagem das cortinas pode ser algo trabalhoso e que ocupa bastante tempo. Mas não precisa se preocupar, a frequência aconselhável para higienizar as cortinas é de a cada seis meses. Uma dica para manter as cortinas da sua casa com um visual limpo, sem precisar retirar os panos do varão e tudo mais, é passar o aspirador de pó por toda a extensão do pano, nas argolas e no varão. Esse processo pode ser feito quinzenalmente.

Quais são as vantagens de terceirizar a limpeza das cortinas?

Optar por contratar os serviços de uma lavanderia é uma boa solução, além da praticidade, há diversas outras vantagens de terceirizar a lavagem das cortinas da sua casa. Veja as principais:

Limpeza profissional

É importante escolher uma lavanderia que ofereça um serviço de qualidade e que disponha de uma equipe preparada, como é o caso da Softsec. Além disso, há duas formas de lavar as cortinas: a seco e com água. Contar com uma equipe experiente também garante a escolha ideal para cada tipo de tecido e situação apresentada.

Conhecimento dos tipos de tecidos

Como foi falado no início do texto, cada tecido exige uma limpeza específica. Ao contratar os serviços de uma lavanderia, você garante que o pano da cortina seja higienizado de forma totalmente correta. Isso é garantido pelos conhecimentos e experiência da equipe.

Falando em tipo de tecido, lembra que comentamos das qualidades de tecido mais delicadas e que não devem ser lavadas em casa? Na Softsec você encontra profissionais preparados para lavar desde os panos mais simples até os mais delicados como seda, shantung, linho ou algodão cru.

Delivery

Contar com a praticidade de coleta e entrega da lavanderia é um luxo que você pode aproveitar. É de muita utilidade, considerando todos os compromissos do dia a dia, poder contar com uma equipe que vai até a sua casa buscar a cortina e depois a entrega limpa e devidamente passada. A Softsec também oferece esse serviço!

Livrar-se do pó, ácaros e bactérias a partir de uma lavagem de cortinas correta garante que você se livre também daquela rinite alérgica chata, sem falar no impacto positivo no visual da decoração da sua casa. Com as dicas apresentadas, você conseguirá manter a lavagem de cortinas com mais facilidade.

Você quer ter acesso a um serviço de lavagem de cortinas excelente sem precisar se preocupar com manchas, encolhimento de tecido e outros fatores? Então contate a Softsec!