Você, ao terminar de lavar suas roupas, percebeu que o cheiro não era tão bom quanto deveria? Ou, mesmo, poucas horas depois de ter vestido a peça, já sentiu um odor não muito agradável? Nós entendemos você.

Isso ocorre porque o suor ainda está preso nas fibras da roupa e, quando o corpo aquece o tecido novamente, as moléculas de odor são liberadas. Para ajudar nessa questão, criamos este blog post para responder à pergunta que não quer calar: como tirar cheiro de suor das roupas?

Como tirar cheiro de suor das roupas

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio realmente é um coringa e pode ser usado para limpeza da casa, de estofados, lavagem de frutas e legumes… e, é claro, para tirar o cheiro de suor das roupas. Confira o passo a passo:

  1. misture uma xícara de chá (240 ml) de bicarbonato de sódio com 4 litros de água (para cada litro, coloque 1/4 de uma xícara);
  2. coloque as roupas dentro do balde e mexa bem — afinal, todas precisam ser igualmente molhadas;
  3. deixe de molho por pelo menos 24 horas e faça a lavagem normalmente em seguida.

​Se o cheiro estiver muito forte, pode ser que não dê certo na primeira vez. Contudo, basta realizar o processo novamente na lavagem seguinte.

Suco de limão e água

Por ser ácido e forte, o limão também é uma ótima arma na hora de tirar o cheiro de suor das roupas. Antes de partir para a lavagem, saiba como proceder:

  1. Comece o processo com a roupa ainda seca;
  2. depois, reserve o suco de 2 limões, 3 colheres de sal marinho e 5 xícaras de 250 ml de água;
  3. em seguida, misture os ingredientes acima, aplique-os na peça em questão e deixe de molho por 20 minutos;
  4. feito isso, é só enxaguar e prosseguir com a lavagem.

Vinagre de vinho branco

O vinagre tem propriedades que ajudam a limpar a máquina de lavar e o ferro de passar, evitam que pelos de animais se afixem nas roupas e também auxiliam na hora de tirar o cheiro de suor das roupas. Saiba o que fazer:

  1. encha um frasco de spray com vinagre de vinho branco não diluído;
  2. espirre o vinagre diretamente sobre o tecido (principalmente nas áreas mais críticas, como as das axilas);
  3. deixe o produto trabalhar por, pelo menos, 10 minutos. Se o tecido estiver duro, use uma escova de cerdas macias para amaciá-lo. Depois, é só prosseguir com a lavagem.

Vinagre de álcool branco

Outro tipo de vinagre, outro tipo de aplicação. Veja, abaixo, como usar o vinagre de álcool branco na lavagem de suas roupas:

  1. reserve um balde e meça 75 ml de um copo de vinagre (metade de um copo americano) para cada 5 litros de água;
  2. deixe as roupas de molho por 30 minutos;
  3. prossiga com a lavagem normalmente.

Dica extra

Caso tenha muitas roupas nessa situação e elas encham uma única máquina, coloque uma xícara de vinagre no último ciclo da lavagem.

Além das soluções caseiras mencionadas acima, há também o método profissional. Boas lavanderias contam com a pré-lavagem, ou seja, a análise de roupas antes da limpeza. Isso faz com que cada peça seja tratada de forma única — o que, por sua vez, potencializa os resultados! Por isso, a nossa dica final é que você conte com especialistas para retirar o temido odor de suor das suas peças.

Gostou de saber como tirar cheiro de suor das roupas? Então, continue com a gente e leia o post sobre  os mitos e verdades de lavar roupa em lavanderia! Você pode se surpreender com as vantagens de contar com um especialista e se livrar de vez dos odores impregnados em suas peças.