Saber separar as roupas antes de lavar é o passo mais importante da lavagem. Isso porque nem todas as peças podem ocupar o mesmo ciclo e, caso ocupem, o preço a se pagar pode ser alto: ter aquela sua blusa favorita estragada, por exemplo.

Isso mesmo. Se as roupas não forem adequadamente separadas, o tecido de uma pode desgastar, outra pode vir a manchar e por aí vai. Quer saber como evitar essas situações? Continue com a gente!

Como separar as roupas antes de lavar

Lave separadamente as peças que soltam pelos

Roupas que soltam pelos como toalhas, panos de prato e fraldas, por exemplo, podem deixar outras peças também cheias de pelos, o que nem sempre é fácil de tirar. E, sem removê-los, a roupa ficará com aspecto de velha. Para não passar por isso, identifique as peças que soltam pelos e lave-as separadamente. Aqui, é importante lembrar também de lavá-las por último, já que os pelos também podem ser soltos na máquina.

Não coloque jeans com roupas finas

A separação por tecidos é primordial, já que cada um exige uma temperatura diferente e às vezes até produtos específicos. A dica mais importante é não misturar tecidos sintéticos e mistos aos naturais. Assim, lã e seda, por exemplo, não podem ser batidas no mesmo ciclo de peças como calças jeans, que são mais pesadas. Para peças muito delicadas, a nossa dica é que você guarde as orientações que vêm na etiqueta e sempre as siga.

Faça a separação pelo nível de sujeira

É provável que você também bata na máquina os panos utilizados para limpeza da casa, certo? Então, lembre-se de sempre fazer isso separadamente, afinal, a sujeira contida neles pode acumular gordura, xixi de animais etc. Isso pode prejudicar suas roupas, além de não ser muito higiênico.

Lave lençóis separadamente

Nada como dormir em um lençol macio e cheiroso, não é? Então, dê atenção especial para o processo de lavagem deles. Como são peças mais delicadas, misturá-las a outras pode fazer com que “embolem”. Assim, não se esqueça de separar as roupas de cama antes de começar um ciclo de lavagem.

Além disso, lembre-se do amaciante, afinal, ele dá mais maciez às peças, diminui a sua eletricidade estática e auxilia na redução das temidas “bolinhas”.

Não misture roupas novas com velhas

Roupas novas têm muita tintura e ao lavá-las pela primeira vez você ainda não sabe como o tecido se comportará. Por isso, separe-as das velhas e não corra o risco de ter nenhuma peça manchada por um descuido.

Por fim, outro ponto essencial que não podemos deixar de destacar é a necessidade de lavar algumas roupas previamente à mão antes de colocá-las na máquina. Além do caso citado acima, isso também pode se dar pelo fato de que roupas com manchas podem manchar outras e, para que nenhum fluido seja solto durante a lavagem, é preciso tratá-las primeiro.

Agora que você já sabe as principais dicas quando o assunto é separar as roupas antes de lavar, confira o nosso blog post sobre como tirar mancha de desodorante da roupa — assim, suas peças ficarão ainda mais bonitas por mais tempo!