Estofados são muito acolhedores e confortáveis, mas podem virar um pesadelo quando o assunto é limpeza. Afinal, líquidos podem ser derramados neles, comidas podem manchá-los, animais também podem sujá-los e há ainda o tempo de uso, que deixa o sofá com aspecto encardido.

Pensando nisso — e também para você não precisar recorrer a capas de sofá —, preparamos dicas sobre como limpar estofados com maestria. Continue a leitura e saiba mais!

Dicas sobre como limpar estofados

Use o aspirador

Aspirar seus estofados regularmente é a forma mais fácil de mantê-los limpos. Por isso, faça um esforço para limpar tudo, inclusive as fendas do sofá. Além disso, tire as almofadas e aspire todos os lados delas, além de lavá-las com frequência.

Aqui, uma dica importante: caso perceba uma pequena mancha de comida e que esteja seca, pegue uma escova de lavar roupas e escove o local. Isso fará com que a sujeira fique mais maleável e possivelmente saia apenas com o aspirador.

Passe uma solução com vinagre

Além da sujeira visível, notou algum mau cheiro em seu estofado? A forma de resolver isso é utilizando uma solução com vinagre. Vamos ao passo a passo sobre o que fazer!

Passo 1

Aspire o sofá para remover toda a sujeira e detritos. Tire as almofadas do sofá e limpe todas as rachaduras e fendas. Afinal, alimentos ou detritos nesses locais podem ter causado o mau cheiro.

Passo 2

Se tiver manchas, coloque toalhas de papel molhadas acima delas para que o líquido seja absorvido. Não esfregue a mancha molhada, pois isso pode espalhá-la.

Passo 3

Coloque 100 ml de vinagre branco em um litro de água e despeje em um spray. Caso o estofado esteja engordurado também, vale adicionar duas colheres de chá de bicarbonato.​

Passo 4

Pulverize o sofá inteiro e depois deixe a superfície secar ao ar.

Conte com um pano úmido para manchas mais recentes

Assim que uma mancha acontecer, usar um pano úmido também pode ser uma boa. Para isso, misture um pouco de água morna e detergente até que se forme uma espuma. Depois, use-a no pano para cobrir a mancha. Para finalizar, conte com um pano úmido em água fria para remover a camada de espuma. Isso evitará que a mancha fique impregnada no sofá.

Faça uma mistura de bicarbonato + álcool + amaciante

Como já mencionamos na dica do vinagre, o bicarbonato é bom para limpar estofados gordurosos. Assim, misturá-lo com álcool e amaciante fará um mix ainda mais potente. Confira os ingredientes necessários:

  • 1 litro de água;

  • 25 ml de álcool;

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;

  • 1 colher de sopa de amaciante de sua preferência.

Com os ingredientes em mãos, misture-os até que o líquido fique uniforme. Depois, coloque a mistura em um spray e pulverize-a em toda a superfície do sofá. Agora, basta aguardar secar.

Por fim, lembre-se que cada tipo de sofá deve ser limpo de um jeito e que a manutenção deve ser feita pelo menos uma vez por semana para manter a conservação do estofado. Dessa forma, você nunca encontrará sujeiras muito difíceis de remover!

Neste post você aprendeu como limpar estofados. Agora, que tal saber mais sobre a limpeza de tapetes? Leia nosso conteúdo sobre o assunto e deixe a sua casa um brinco!