Manter os seus pertences em ordem fará com que a sua rotina seja muito mais agradável. Quer saber como organizar o guarda-roupa como profissional? Preparamos um manual para você! Leia estas 6 dicas, arregace as mangas e comece o trabalho. Você vai ver que é muito mais fácil do que imagina!

1. Comece do zero

Não adianta ter preguiça! Tire todas as roupas e acessórios do guarda-roupa. A chance de observar o armário vazio também proporciona uma noção mais acertada do espaço disponível e facilita uma divisão lógica do que pode ser guardado em cada compartimento. Considere, por exemplo, que as roupas de inverno ocupam mais espaço que as de verão.

2. Pratique o desapego

Esta dica é simples, porém muito importante: faça uma vistoria nas peças e, com sinceridade, separe as que podem (e vão!) ser usadas por você. Aproveite para vestir as que estavam “esquecidas”, pode ser que o caimento já não fique tão bom ou que você tenha a feliz surpresa de descobrir um tesouro perdido no armário.

3. Observe os cabides

Veja um truque superlegal para continuar selecionando as peças importantes no seu guarda-roupa:

  • escolha uma direção para dispor os cabides que estão pendurando as suas roupas;
  • toda vez que usar uma das peças, você deve “virar o cabide”, trocando a sua direção;
  • depois do período estipulado por você, observe quais foram as roupas que não foram utilizadas;
  • refaça a vistoria e — sem apego! — se desfaça das peças desnecessárias.

4. Use as cores a favor da organização

Vale muito a pena segmentar o seu armário por cores. Além de ser visualmente mais agradável, essa organização auxilia na criação de novas combinações. Outro ponto que também deve ser considerado é que você vai perceber as peças parecidas.

5. Separe as roupas sociais das rotineiras

Separe um espaço apenas para guardar as roupas sociais, como vestidos ou ternos especiais, assim você economiza tempo e consegue visualizar facilmente quais são as vestes disponíveis para a ocasião.

Roupas sociais muitas vezes são sinônimo de peças delicadas.Tecidos bordados ou que podem desfiar facilmente merecem um pouco mais de cuidado. A dica aqui é guardar essas roupas em capas plásticas ou aquelas feitas de TNT.

6. Conte com a ajuda das etiquetas de identificação

Usar etiquetas de identificação pode ajudar, e muito, no cuidado com as roupas. No dia de organizar o guarda-roupa, defina os lugares certos para cada coisa.

Se há gavetas disponíveis, cole etiquetas sinalizando o que cada uma guardará. Além de definir os melhores espaços, você ajuda o pessoal que trabalha na sua casa, por exemplo, quando forem guardar as roupas limpas.

Gostou das nossas dicas de como organizar o guarda-roupa? Então, comece ainda hoje a aplicá-las!

E, para continuar na missão de fazer o seu armário de roupas ficar perfeito, confira o nosso texto sobre como deixar o seu guarda-roupa cheiroso!